07/06/2016 - A Voz do Brasil

Presidente em exercício Michel Temer se reúne com dez ministros para debater preparativos dos Jogos Rio 2016. Economista Ilan Goldfajn passa por sabatina no Senado. Nova técnica cirúrgica estimula produção de células ósseas para reparação de fraturas ósseas. Tudo isto você ouviu nesta terça-feira em A Voz do Brasil!

07/06/2016 - A Voz do Brasil

Presidente em exercício Michel Temer se reúne com dez ministros para debater preparativos dos Jogos Rio 2016. Economista Ilan Goldfajn passa por sabatina no Senado. Nova técnica cirúrgica estimula produção de células ósseas para reparação de fraturas ósseas. Tudo isto você ouviu nesta terça-feira em A Voz do Brasil!

07-06-2016-voz-do-brasil.mp3

Duração:

Publicado em 09/12/2016 15:45

Apresentador Luciano Seixas: Sete da noite em Brasília.

Apresentadora Helen Bernardes: Presidente Temer se reúne com ministros para acertar últimos detalhes da organização para os jogos olímpicos e paraolímpicos no Rio de Janeiro.

Presidente da República - Michel Temer: O sucesso das olimpíadas significa sucesso no nosso país.

Luciano: E já tem medalha em jogo. Quase 18 milhões de alunos fazem as provas da primeira etapa da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas.

Helen: Governo libera mais de 29 bilhões de reais para obras do PAC, despesas com saúde e recursos para ministérios.

Luciano: Indicado a presidente do Banco Central afirma que tem como meta reduzir inflação para aumentar poder de compras dos brasileiros e reverter cenário econômico do país.

Helen: Terça-feira, sete de junho de 2016.

Luciano: Está no ar a sua voz.

Helen: A nossa voz.

Luciano: A Voz do Brasil. Boa noite, aqui no estúdio da Voz do Brasil eu, Luciano Seixas, e Helen Bernardes.

Helen: Olá, boa noite. Você pode acompanhar a Voz do Brasil do Poder Executivo ao vivo em vídeo pela internet.

Luciano: É só acessar www.ebcservicos.com.br/avozdobrasil.

Helen: Faltam menos de dois meses para o início dos jogos olímpicos e paraolímpicos no Rio de Janeiro.

Luciano: Com a preparação quase pronta, o presidente Michel Temer e ministros de várias pastas se reuniram hoje para discutir e acertar os últimos detalhes.

Repórter Paola de Orte: Nesta quarta-feira, ministros e representantes de quase toda Esplanada dos Ministérios se reuniram para discutir os últimos ajustes nos preparativos para os jogos, como explica a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa.

Subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil - Natália Marcassa: A questão da olimpíada envolve mais ou menos 17 ministérios, então são quase todos os ministérios. Esse monitoramento, ele é feito há dois anos, não é um monitoramento que iniciou agora, e há 59 dias dos jogos são ajustes finos do processo.

Repórter Paola de Orte: Durante o encontro, o presidente em exercício Michel Temer deixou clara a importância dos jogos olímpicos.

Presidente da República - Michel Temer: As olimpíadas hoje significam muito para o país, especialmente num momento em que há uma certa falta de crença no país, é importante que nós tenhamos olimpíadas muito regulares, com todos os setores muito bem organizados. Para nós, no concerto nacional, internacional, o sucesso das olimpíadas significa sucesso no nosso país.

Repórter Paola de Orte: Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a reunião foi importante para que os novos ministros pudessem discutir o tema com outras pastas. Padilha também garantiu que não há nenhuma preocupação com relação ao evento que, segundo ele, vai ser um sucesso.

Ministro-chefe da Casa Civil - Eliseu Padilha: Nós vamos ter uma herança que é material, todas essas instalações que estão sendo construídas para os jogos olímpicos serão usadas pela população depois, que é uma grande herança, mas seguramente nós vamos aumentar e muito o nosso potencial turístico, por quê? Quem sabe seis bilhões de pessoas vão ver o que está acontecendo e como é o Brasil.

Repórter Paola de Orte: O secretário executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino Vieira, afirmou que ainda há acertos a serem feitos, mas é preciso que o governo continue atento a pequenos ajustes e à segurança do evento.

Secretário Executivo do Ministério do Esporte - Fernando Avelino Vieira: É natural que todo o processo de porte como este você precisa ter alguns pontos de atenção, e pontes de controle, e cada vez que vai chegando mais próximo do evento, mais nós estamos acompanhando de perto. Nós estamos no caminho certo, vai ser o sucesso, como foi a copa do mundo, como foi a juventude, como foi o Panamericano, como foram todos os eventos no Brasil.

Repórter Paola de Orte: No próximo dia 15, o presidente em exercício Michel Temer vai ao Rio de Janeiro acompanhado de alguns ministros se encontrar com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Reportagem: Paola de Orte.

Helen: E hoje cientistas brasileiros tranquilizaram a comunidade internacional sobre a possibilidade de transmissão do Zika vírus durante as olimpíadas e paraolimpíadas no Rio de Janeiro.

Luciano: Estudos comprovam que o risco é pequeno e que não há necessidade de adiar ou cancelar o evento no Brasil.

Repórter Carolina Rocha: Cientistas brasileiros publicaram um artigo argumentando que o risco de contágio do Zika vírus no período das olimpíadas e paraolimpíadas não é motivo para adiar a data do evento no Brasil. O documento é uma resposta à carta aberta enviada por cientistas de pelo menos 15 países à Organização Mundial da Saúde pedindo o adiamento dos jogos ou a troca de país sede por causa do Zika vírus. No artigo, os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Fundação Getúlio Vargas avaliaram a incidência dos casos de dengue desde 2010 nos meses de agosto e setembro no Rio de Janeiro. Com base nas estatísticas, os autores do artigo estimam que entre os 350 mil a 500 mil turistas esperados para os jogos, devem ocorrer quatro casos de dengue. Sobre a preocupação de que os turistas possam levar o Zika vírus para seus países, os cientistas brasileiros rebateram que essa disseminação provavelmente já ocorreu, principalmente no período do carnaval, já que o Rio de Janeiro é destino turístico internacional nessa época. Os cientistas brasileiros, no entanto, reforçam que mulheres grávidas devem evitar viajar para países que registraram a presença do Zika vírus por causa dos efeitos colaterais da infecção nos bebês, como a microcefalia. O artigo disponível na internet foi publicado na revista Memórias, conceituada no meio científico da América Latina. Do Rio de Janeiro, Carolina Rocha.

"Revezamento da tocha."

Helen: E a tocha continua viajando pelo país. Neste momento, o revezamento do fogo passa pelo Ceará.

Luciano: Em Aracati, os bonecos que desfilam só no carnaval foram para as ruas. O para-atleta Elione Sousa que nasceu na cidade foi um dos condutores.

Para-atleta - Elione Sousa: Quase um filme todo, né, cara? Seis anos que eu fui acidentado de moto. Passei dois meses no hospital, e esse filme vinha passando todo na cabeça. Vai vindo um arrepio de dentro, vai vindo todo mundo chamando teu nome, te aplaudindo e dentro do Aracati, dentro da cidade. É muito emocionante.

Helen: E de lá, o fogo olímpico também passou por Aquiraz e chegou à capital, Fortaleza.

Luciano: Amanhã será a vez das cidades de Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral, ainda no Ceará.

Helen: E enquanto a gente espera a chegada do maior evento esportivo do mundo, outra olimpíada já acontece em todo o país.

Luciano: Quase 18 milhões de alunos exercitaram a habilidade com os números e participaram hoje da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Helen: Este ano teve recorde de municípios inscritos, e os alunos em destaque ganham medalhas, além de bolsas de estudo.

Repórter Leonardo Meira: Os testes foram aplicados nas próprias escolas para turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e também para o ensino médio. É a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Na escola Eda Mantoanelli em São Caetano do Sul, os alunos se prepararam com a ajuda de grupos de estudo no turno oposto às aulas. O professor Rony Rezende Duarte já foi premiado por causa do bom desempenho dos alunos nas provas.

Professor - Rony Rezende Duarte: Quando o aluno ganha, ele vira o exemplo para os outros, ele mesmo consegue motivar os outros alunos estudarem para uma olimpíada. Eu falo para eles que a olimpíada é tudo para eles. Eles ganham uma bolsa de estudos, um projeto de iniciação científica, eles podem conseguir uma bolsa numa escola particular.

Repórter Leonardo Meira: A escola de São Caetano é celeiro de talentos com os números. Na edição da olimpíada do ano passado, alunos do colégio ganharam três medalhas, ouro, prata e bronze, além de dez menções honrosas. Bruno Lopes Paulino, de 14 anos, ficou com o ouro. E garante que ajuda os colegas na disciplina.

Estudante: Bruno Lopes Paulino: Antes da prova da segunda fase, a gente estudava com o professor aqui na escola, eu e meus amigos que passaram para a segunda fase, a gente tinha um grupo que a gente ficava na tarde uma hora e meia mais ou menos de estudos.

Repórter Leonardo Meira: A olimpíada teve recorde de municípios inscritos neste ano. São 47 mil escolas de mais de cinco mil e 500 cidades. Em todo país, quase 18 milhões de alunos se inscreveram. A lista com os classificados para a segunda fase sai no dia dez de agosto. Na segunda etapa, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas. A coordenadora da iniciativa na região da grande São Paulo, Ana Catarina Hellmeister, acredita que é oportunidade de aumentar o interesse por profissões na área de ciências exatas.

Entrevistada - Ana Catarina Hellmeister: É o momento que eu sempre digo, o Brasil para para olhar a matemática de um jeito diferente, mais estimulante, mais motivante.

Repórter Leonardo Meira: A classificação final vai ser divulgada no dia 30 de novembro. Vão ser premiados seis mil e 500 alunos com medalhas e cerca de 46 mil e 200 com menções honrosas. Também são premiados professores e escolas, e secretarias de Educação de municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos. Reportagem: Leonardo Meira.

Luciano: Sete e dez.

Helen: Quem quiser disputar uma bolsa do Programa Universidade para Todos, o Prouni tem até sexta-feira para se inscrever.

Luciano: Podem se candidatar estudantes que conseguiram no ENEM no ano passado média maior que 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Helen: O Prouni vai oferecer nessa segunda edição de 2016 cerca de 125 mil bolsas de estudo em 901 instituições de ensino superior. Os estudantes podem escolher entre quase 23 mil cursos.

Luciano: As inscrições são feitas pela internet, no endereço siteprouni.mec.gov.br.

Helen: O governo liberou 29 bilhões e 700 milhões de reais do orçamento previsto para este ano para despesas já contratadas em áreas como saúde, obras do PAC, o Programa de Àceleração do Crescimento, além de ministérios e emendas parlamentares.

Luciano: Ao vivo, o repórter Paulo La Salvia tem mais informações. Boa noite, Paulo.

Repórter Paulo La Salvia (ao vivo): Boa noite Luciano, Helen, ouvintes da Voz do Brasil. Além destes 29 bilhões e 700 milhões de reais que vão ser liberados, o governo vai pedir ao Congresso autorização por meio de projetos de lei para a liberação de outros oito bilhões e 800 milhões de reais para gastos, por exemplo, em organismos internacionais e na manuntenção de serviços do Ministério das Relações Exteriores. O ministro interino do Planejamento, Diogo Oliveira, afirmou que a liberação de recursos não representa novos gastos e que o governo está revisando despesas.

Ministro do Planejamento - Diogo Oliveira: Aqui não se está falando na criação de novas despesas, nem de novos projetos. E também mais uma vez reafirmar, nós estamos fazendo um amplo trabalho juntamente com o Ministério da Fazenda de revisão das despesas, de revisão dos programas e de discussão com todos os ministérios para termos uma alocação mais eficiente possível dos recursos disponíveis.

Repórter Paulo La Salvia (ao vivo): O ministro interino do Planejamento vai guardar... perdão, o Ministério do Planejamento vai guardar ainda 18 bilhões e 100 milhões de reais para gastar durante o ano, caso seja bem sucedida a renegociação da dívida com os estados e a repatriação de recursos do exterior. O ministro interino do Planejamento defendeu que o governo não pensa em atingir todo o déficit previsto para este ano, que é de 170 bilhões e 500 milhões de reais.

Ministro do Planejamento - Diogo Oliveira: Nós atuaremos de uma maneiro bastante conservadora e cuidadosa, buscando ter ao final do ano um resultado melhor do que esse limite máximo nos permite. O nosso objetivo evidentemente que não é chegar ao final do ano ocupando todo esse espaço. Nós pretendemos chegar ao final do ano com resultado melhor do que esse 170 bi.

Repórter Paulo La Salvia (ao vivo): O ministro interino do Planejamento, Diogo Oliveira, voltou a defender que o reajuste autorizado pela Câmara dos Deputados de quase 53 bilhões de reais até 2018 para o funcionalismo público está abaixo da inflação. O reajuste ainda precisa ser aprovado pelo Senado. Ao vivo, Paulo La Salvia.

Helen: Atingir a meta da inflação para aumentar o poder de compra dos brasileiros e ajudar a reverter o cenário econômico do país.

Luciano: Essa é a meta apresentada hoje pelo indicado para assumir a presidência do Banco Central, o economista Ilan Goldfajn.

Helen: Ele foi sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e teve o nome aprovado pelos senadores na comissão e no plenário.

Luciano: Essa espécie de entrevista do indicado faz parte do processo para que ele assuma o cargo.

Repórter Natália Melo: Durante a sabatina, Ilan Goldfajn afirmou que a missão à frente do Banco Central será a de cumprir a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de quatro e meio porcento ao ano. Para o economista, o nível de inflação baixo e estável é essencial para o desenvolvimento sustentável da economia.

Indicado à Presidência do Banco Central - Ilan Goldfajn: À frente do Banco Central, retribuirei a confiança em mim depositada, atingindo a meta de inflação e assim contribuindo para a recuperação do crescimento econômico e sustentável e para o progresso social do país, com benefício para todas as camadas sociais, especialmente as menos favorecidas, que sofrem mais com a perda do poder de compra da moeda. A manutenção de um nível baixo e estável de inflação é condição essencial para o crescimento sustentável, uma vez que reduz incertezas, eleva a capacidade de crescimento da economia e torna a sociedade mais justa.

Repórter Natália Melo: Esta é a segunda vez que Ilan Goldfajn é sabatinado no Senado Federal. Entre os anos de 2000 e 2003, o economista foi diretor de Política Econômica do Banco Central. De acordo com Goldfajn, apesar de desafiador, o cenário econômico do país pode ser revertido.

Indicado à Presidência do Banco Central - Ilan Goldfajn: A situação econômica exige grande atenção. Atravessamos a pior recessão da história brasileira, com o desemprego em alta, e relevante desafio fiscal. Há problemas conjunturais e dificuldades estruturais. A incerteza econômica paralisou o investimento e sequestrou a esperança de muitos. Há que se buscar uma economia mais produtiva, mais competitiva e justa, uma economia que volte a crescer e criar empregos, uma economia que o Brasil precisa e merece.

Repórter Natália Melo: O sabatinado destacou ainda a importância da retomada da confiança na economia para uma mudança no cenário atual. Para a recuperação da economia, Goldfajn defendeu uma gestão competente, responsável e previsível. Ilan Goldfajn foi indicado para o comando do Banco Central pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, três semanas atrás. Até então, Goldfajn era economista chefe do Itaú Unibanco. Reportagem: Natália Melo.

Helen: Bancos e instituições integradas ao Sistema Financeiro Internacional vão ter prazo de dez dias para emitir um recibo ao cliente quando comprovada a quitação integral de débitos.

Luciano: Atualmente, as instituições financeiras demoram de 30 a 60 dias para fornecer o documento de nada consta no caso de liquidação de empréstimos pessoais, ou para a compra de bens, como veículos.

Helen: Já para a quitação de financiamento de imóveis, as instituições vão dispor de 30 dias para a emissão do recibo.

Luciano: A lei que estipula os novos prazos foi sancionada nesta segunda-feira pelo presidente em exercício, Michel Temer, e entra em vigor dentro de 90 dias. Sete e 16.

Helen: Dar prioridade ao julgamento de pessoas que estão em prisão provisória.

Luciano: Essa é uma das medidas discutidas hoje em um encontro do Ministério da Justiça e secretários estaduais de Segurança.

Helen: O objetivo: Acabar com a superlotação nas penitenciárias.

Repórter Gabriela Noronha: Representantes da Segurança Pública e Defesa Social dos 26 estados e do Distrito Federal se reuniram nesta terça-feira em Brasília com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes. O ministro explicou que nessa primeira reunião foram tratadas as prioridades da área e que uma das medidas de curto prazo será a realização de mutirões em todo o país para resolver os casos dos chamados presos provisórios, pessoas que aguardam na prisão o julgamento dos crimes de que são acusadas.

Ministro da Justiça e Cidadania - Alexandre de Moraes: Não é possível que alguém fique um ano, dois anos, às vezes três anos preso provisoriamente sem que haja uma decisão. A partir do momento que nós consigamos selecionar a porta de entrada, prisão para quem realmente precisa, para quem cometeu crime com violência, grave ameaça, corrupção, tráfico de drogas e de armas, e consigamos ampliar dentro do que é razoável, constitucional e legal a saída daqueles que estão provisoriamente presos, nós podemos investir mais e melhor.

Repórter Gabriela Noronha: Para o secretário de Justiça de Rondônia, Marcos Rocha, o diálogo é fundamental para a construção de ações referentes à política penitenciária e à segurança pública.

Secretário de Justiça de Rondônia - Marcos Rocha: É algo muito complexo, por quê? Você tira cem de uma unidade hoje, naquela unidade são presos mais cem. Ou seja, há uma necessidade de mudança, mudança nas leis, de uma nova compreensão de como atuar dentro do sistema.

Repórter Gabriela Noronha: Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, em 2014 a população carcerária brasileira passava de 715 mil pessoas, o que dá a proporção de 358 presos para cada cem mil habitantes. Reportagem: Gabriela Noronha.

Luciano: O comitê criado para monitorar as áreas atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineiro de ferro em Mariana, Minas Gerais, quer o cumprimento das ações emergenciais antes do retorno das chuvas na região.

Helen: A barragem se rompeu em novembro do ano passado. A lama destruiu uma cidade e chegou ao Rio Doce, ao literal do Espírito Santo.

Repórter Taíssa Dias: Participaram da reunião representantes dos estados e municípios afetados pelo rompimento da barragem em Mariana, das famílias atingidas pela lama e das etnias indígenas que vivem ao longo do Rio Doce. Para o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, medidas para minimizar os efeitos do desastre são prioridades do ministério.

Ministro do Meio Ambiente - Sarney Filho: O nosso foco principal deve ser as pessoas, as famílias que foram atingidas, aquelas pessoas que perderam parentes, mas também aquelas que perderam referências do lugar onde moravam, do lugar de onde tiravam o seu sustento. Ao lado disso, cuidar para que a recuperação da bacia seja feita o quanto antes sob a melhor técnica possível.

Repórter Taíssa Dias: Fabiano Lemos é o cacique da aldeia Caieiras Velhas, da etnia Tupiniquim que fica no município de Aracruz, no Espírito Santo. A cidade é litorânea e foi afetada pela lama que vazou de Mariana. Fabiano conta que desde então os mil e 200 indígenas passam por dificuldades.

Cacique da Aldeia Caieiras Velhas - Fabiano Lemos: O nosso povo, ele foi impactado de primeira forma no turismo, porque nós dependemos muito de venda de artesanato, o nosso povo depende do Rio Piraqueçu, onde hoje tem grande mortalidade de peixe. É de lá que nós tiramos o sustento. E outras demandas maiores lá, como por exemplo, nós não temos trabalho. Nosso sustento realmente é o quê? É a pesca, é a caça.

Repórter Taíssa Dias: O comitê interfederativo quer que as ações consideradas emergenciais sejam finalizadas pela Samarco antes do início do período chuvoso, por volta do mês de outubro. O grupo determinou um prazo de dez dias para que a empresa apresente o detalhamento das medidas que serão adotadas para conter os resíduos, evitar novos desastres e melhorar a qualidade da água nos rios atingidos pela lama. Reportagem: Taíssa Dias.

Luciano: Uma pesquisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Sistema Único de Saúde ganhou reconhecimento internacional.

Helen: Os médicos aprimoraram uma técnica que permite uma recuperação mais rápida de pacientes com fraturas em ossos longos, como o fêmur.

Luciano: E agora o instituto vai realizar cirurgias em larga escala, beneficiando milhares de pacientes.

Repórter Carolina Rocha: No ano passado, o músico Mateus Oliveira sofreu um acidente de moto que provocou uma fratura na perna. O jovem teve medo de não conseguir voltar a andar novamente.

Músico - Mateus Oliveira: Fiquei com medo de ficar precisando da perna, de não poder correr mais, jogar bola, andar de bicicleta. Fiquei com medo de fazer essas coisas que eu era acostumado a fazer já.

Repórter Carolina Rocha: Mateus Oliveira conseguiu ser atendido no INTO, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, que é parte do SUS, o Sistema Único de Saúde. Ele foi um dos pacientes de uma técnica de cirurgia desenvolvida pelo instituto, que torna a regeneração do osso mais rápida.

Músico - Mateus Oliveira: Depois da operação, comecei já a andar de muleta assim, devagarinho, depois fiz a fisioterapia, depois de um mês eu já estava tranquilo já.

Repórter Carolina Rocha: A técnica que reduziu pela metade o tempo de recuperação de Mateus utiliza uma ferramenta chamada fresa, que é uma espécie de broca inserida dentro do osso. O Dr. Leonardo Rocha, chefe do departamento de trauma ortopédico do INTO, conta que 13 vítimas de fraturas foram submetidas ao tratamento, com bons resultados.

Chefe do Departamento de Trauma Ortopédico do INTO - Leonardo Rocha: Eles ficaram pouco tempo internado e o resultado estético é muito bom. E a funcionalidade, ele recupera muito mais rápido. O paciente, ele retorna a toda atividade dele bem mais precoce do que o método tradicional.

Repórter Carolina Rocha: A descoberta do INTO foi publicada internacionalmente e agora será aplicada em larga escala no hospital. Em 2015, o INTO realizou mais de nove mil cirurgias, sendo que 15% são casos de emergência de fraturas. Reportagem: Carolina Rocha.

Helen: Acompanhar as obras de escolas, creches e quadras poliesportivas. Tudo bem fácil pela internet.

Luciano: O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação lançou uma ferramenta onde qualquer pessoa pode acompanhar o repasse de recursos e o andamento das obras no programa Transparência Pública.

Helen: O sistema foi criado para evitar fraudes e desvios, e fornece até mesmo o local da obra e um mapa de como chegar.

Luciano: O endereço eletrônico para consultar é simec.mec.gov.br/painelobras.

Helen: E atenção, contribuintes, amanhã, a partir das nove da manhã, a Receita Federal abre consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda a pessoa física de 2016.

Luciano: O lote de restituição vai contemplar também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015.

Helen: O crédito bancário para mais de um milhão e 600 mil contribuintes será realizado no dia 15 de junho. Vão ser pagos mais de dois bilhões e meio de reais em restituições.

Luciano: Neste primeiro lote, devem ter prioridade para receber a restituição idosos e pessoas com deficiência.

Helen: Então para saber se teve a declaração liberada, basta acessar a página da Receita na internet, receita.fazenda.gov.br, ou ligar de graça no Receita Fone, no número 146.

Luciano: Você ouviu hoje na Voz do Brasil.

Helen: Presidente Temer afirma que o sucesso dos jogos olímpicos significa sucesso do país, e acerta com ministérios últimos detalhes para organização do evento.

Luciano: E já tem medalha em jogo. Quase 18 milhões de alunos fazem as provas da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Helen: Governo libera mais de 29 bilhões de reais para obras do PAC, despesas com saúde e recursos para ministérios.

Luciano: Este foi o noticiário do Poder Executivo, uma realização da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Helen: Produção: EBC Serviços.

Luciano: Quer saber mais sobre o Governo Federal? Assista a TV NBR e acesse www.brasil.gov.br. Boa noite.

Helen: Fique agora com as notícias do Poder Judiciário e do Congresso Nacional. Boa noite para você e até amanhã.