08/10/2015 - A Voz do Brasil

Dilma Rousseff faz primeira reunião ministerial após reforma administrativa do governo. Ministros do governo federal apontam que parecer do TCU sobre as contas de 2014 não é definitivo. Beneficiários do Bolsa Família de Rio Verde (GO) são os primeiros a receber conversores para a TV digital. Assentados da reforma agrária e agricultores familiares podem quitar dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com desconto de 70%. Tudo isso você ouviu nesta quinta-feira em A Voz do Brasil!

08/10/2015 - A Voz do Brasil

Dilma Rousseff faz primeira reunião ministerial após reforma administrativa do governo. Ministros do governo federal apontam que parecer do TCU sobre as contas de 2014 não é definitivo. Beneficiários do Bolsa Família de Rio Verde (GO) são os primeiros a receber conversores para a TV digital. Assentados da reforma agrária e agricultores familiares podem quitar dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com desconto de 70%. Tudo isso você ouviu nesta quinta-feira em A Voz do Brasil!

08-10-15-voz-do-brasil.mp3

Duração:

Publicado em 09/12/2016 18:24

Apresentador Luciano Seixas: Sete da noite em Brasília.



Apresentadora Luciana Vasconcelos: Dilma Rousseff faz primeira reunião ministerial após reforma administrativa do governo.



Luciano: Ministros apontam que parecer do TCU sobre as contas de 2014 não é definitivo. Governo agora vai discutir no Congresso Nacional.



Luciana: Uma TV com mais qualidade e interativa. Beneficiários do Bolsa Família de Rio Verde, em Goiás, são os primeiros a receber conversores para TV Digital.



Luciano: Assentados da reforma agrária e agricultores familiares podem quitar dívidas do Pronaf com desconto de 70%.



Luciana: Quinta-feira, 8 de outubro de 2015.



Luciano: Está no ar a sua voz.



Luciana: A nossa voz.



Luciano: A Voz do Brasil. Boa noite. Aqui no estúdio da Voz do Brasil, eu, Luciano Seixas, e Luciana Vasconcelos.



Luciana: Olá, boa noite. Acompanhe a Voz do Brasil, do Poder Executivo, ao vivo, em vídeo, pela internet.



Luciano: Acesse www.ebcservicos.com.br/avozdobrasil.



Luciana: E hoje a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com representantes de todos os ministérios.



Luciano: O encontro, que acabou agora há pouco, foi o primeiro depois do anúncio da reforma administrativa e da posse dos novos ministros.



Luciana: O ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, conversa nesse momento com a imprensa, e ele falou um pouco sobre o encontro.



Ministro da Casa Civil - Jacques Wagner: A presidenta também fez uma fala sobre a questão da própria reforma, dizendo que era importante que a reforma não fizesse dissolução de continuidade nos principais programas que estão em curso, distribuiu para os senhores ministros um conjunto de iniciativas que estão em curso no ano de 2015, reafirmando a atividade do governo, mesmo num ano de dificuldade.



Luciano: Daqui a pouco a gente traz mais informações sobre a primeira reunião ministerial após o anúncio da reforma administrativa. Acompanhe.



Luciana: E ministros comentaram hoje o parecer do TCU, o Tribunal de Contas da União, e falaram sobre as prioridades do governo.



Repórter Jackson Segundo: O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, criticou a tentativa de uso da decisão para responsabilizar a Presidenta Dilma Rousseff.



Ministro-chefe da Advocacia-Geral da União - Luís Inácio Adams: A oposição está querendo forçar a mão. É evidente que sempre buscou nesse parecer uma forma de tentar gerar um fato para responsabilização, mas ele não é um fato, é uma opinião. O próprio Tribunal de Contas da União, nesse termo dos repasses a bancos públicos, que as pessoas convencionaram chamar de "pedaladas", nem sequer indica a Presidenta como responsável.



Repórter Jackson Segundo: O TCU considerou incorretos repasses feitos entre o governo e bancos públicos, para o pagamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família. O ministro Luís Inácio Adams, apontou que o governo vai debater a questão das contas de 2014 no Congresso. O TCU atua como consultor do Congresso, para análise das contas. E Adams disse ainda que a decisão do órgão não é definitiva.



Ministro-chefe da Advocacia-Geral da União - Luís Inácio Adams: Eu tenho sempre a possibilidade de retomar a discussão no Judiciário, mas essa deliberação não é definitiva, é uma deliberação processual, relativa ao parecer, que será ainda objeto de análise e apreciação.



Repórter Jackson Segundo: O ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, também comentou o papel do Congresso na questão das contas de 2014, e criticou a judicialização da política. Ele também falou sobre a decisão por unanimidade e a reação da Presidenta Dilma.



Ministro da Casa Civil - Jacques Wagner: Ela não se surpreendeu com a questão da chamada unanimidade, até porque aquela Corte, em 1998, [...] de suas decisões, sempre as toma por unanimidade, é uma característica da Corte. Eu digo sempre que a subversão, hoje, da política brasileira, é que a política está muito judicializada e os tribunais muito politizados. Então, acabou virando um debate que não deveria ser próprio, na Corte, que é um debate que virou política, pelas adjetivações que foram feitas e pela precipitação da opinião. Mas isso já está superado, eu acho que isso aí, pra mim, já está superado.



Repórter Jackson Segundo: Wagner também comentou quais os temas que são prioridade do governo.



Ministro da Casa Civil - Jacques Wagner: Falta principal, seguramente, é o conjunto da obra da retomada do crescimento, não tenho nenhuma dúvida de afirmar isso. Tem muita coisa pra aprovar, tem a DRU, tem a CPMF, tem uma série de medidas que são importantes. É importante fazer a manutenção do veto, para que eles fiquem estabilizados.



Repórter Jackson Segundo: Edinho Silva, ministro-chefe da Secom, comentou o papel da coalizão de governo e os desafios do país.



Ministro-chefe da Secom - Edinho Silva: É bom para o Brasil que exista uma coalizão política, nesse momento, governando o nosso país, pra que a gente possa, imediatamente, tomar as medidas necessárias de superação desse momento difícil da nossa economia, para que a gente possa, logo em seguida, estarmos diante de um momento de geração de empregos, de distribuição de renda, porque foi pra isso que a Presidenta Dilma foi eleita.



Repórter Jackson Segundo: Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que os órgãos técnicos e jurídicos do governo têm a plena convicção de que não existem motivos legais para a rejeição das contas. Também defendem que é indevida a intenção de penalizar o governo por ações administrativas, que tinham o objetivo de manter programas fundamentais para o povo brasileiro, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Reportagem, Jackson Segundo.



Luciano: E o ministro da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva, esteve hoje na Câmara dos Deputados, em uma audiência da CPI que investiga crimes cibernéticos.



Luciana: O ministro Edinho Silva foi o convidado da comissão e falou sobre a publicação clandestina de propagandas oficiais em sites que disponibilizam filmes sem arrecadar direitos autorais.



Luciano: Além de esclarecer que desconhecia a prática, o ministro explicou que o governo vai apurar.



Ministro-chefe da Secom - Edinho Silva: O Governo Federal é vítima, nós somos vítima da utilização indevida das marcas do Governo Federal por sites não legais, por sites com práticas criminosas. Portanto, se nós somos vítimas, nós tomaremos todas as medidas necessárias para que aqueles que são os responsáveis pela utilização indevida das nossas marcas possam responder criminalmente, possam responder civilmente.



Luciana: Além de relações comerciais com a Colômbia, país que a Presidenta Dilma visita amanhã, o Brasil mantém com o vizinho sul-americano parcerias na educação e cultura.



Luciano: E para ampliar esse intercâmbio, foi criado há 20 anos um instituto cultural na capital colombiana, Bogotá, que oferece cursos de português e atividades como dança, para divulgar nossa cultura.



Luciana: O repórter Leandro Alarcon foi conhecer de perto esse trabalho.



Repórter Leandro Alarcon: O Instituto Cultural Brasil Colômbia, o Ibraco, fica em um tranquilo bairro da capital, Bogotá. Para quem entra no prédio, é como se estivesse atravessando a fronteira, rumo ao Brasil. Aqui só existem dois tipos de pessoas: as que falam português e as que querem aprender. A médica Maria Fernanda já alcançou um bom nível na língua portuguesa.



Médica - Maria Fernanda: Eu acho que não é uma língua tão difícil. Só algumas coisas, como a gramática, a acentuação, são um pouco difíceis.



Repórter Leandro Alarcon: Maria Fernanda está aprendendo português para fazer a prova do Celpe-Bras, que possibilita a estrangeiros a certificação de proficiência em língua portuguesa. A médica espera conseguir o certificado para poder cursar uma especialização no Brasil. E é para treinar a pronúncia que muitos estudantes passam boa parte do intervalo na cafeteria do instituto, eles vêm aqui para praticar com a chefe de cozinha, a recifense Juraci Costa, que vive aqui na Colômbia há 18 anos, uma espécie de professora informal dos colombianos.



Chefe de cozinha - Juraci Costa: Eles adoram, adoram estar aqui na cafeteria, pra falar o tempo todo português, escutar música.



Repórter Leandro Alarcon: A diretora executiva do Ibraco, Margarita Durán, explica que o instituto recebe apoio do governo brasileiro para se manter.



Diretora executiva do Ibraco - Margarita Durán: Nós contamos com convênios anuais para receber recursos financeiros do governo.



Repórter Leandro Alarcon: Além das aulas de português e de literatura brasileira, os alunos têm outras formas de conhecer a cultura brasileira. Basta seguir o som e ensaiar os passos. O Instituto de Cultura Brasil Colômbia foi criado em 1995 pelo governo brasileiro, por meio da embaixada em Bogotá. Mais informações sobre o instituto na internet, o endereço é www.ibraco.org.co. De Bogotá, na Colômbia, Leandro Alarcon.



Luciano: E para mais informações sobre a viagem da Presidenta Dilma Rousseff à Colômbia, a gente conversa, agora ao vivo, com o repórter Leandro Alarcon. Boa noite, Leandro, qual é a previsão para a chegada da Presidenta Dilma à Colômbia?



Repórter Leandro Alarcon (ao vivo): Olá, boa noite, Luciano, boa noite, Luciana, boa noite também para quem está nos ouvindo aí no Brasil. Aqui em Bogotá, capital colombiana, são pouco mais, são 5H10 da tarde. Olha, segundo informações da [...] Presidenta Dilma Rousseff, ela deve embarcar para a Colômbia daqui a pouco, às 8H da noite aí no Brasil. Então, ela deve chegar aqui em Bogotá por volta, pela madrugada de hoje para amanhã. Nessa sexta-feira, Dilma Rousseff se reúne com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. De acordo com a embaixada brasileira, aqui em Bogotá, o principal tema da visita deve ser a anunciação das relações comerciais entre Brasil e a Colômbia, relações que já vêm se expandindo. Só na última década, houve um crescimento de 165% nas trocas comerciais entre os dois países.



Luciana: E, Leandro, como é feito esse comércio entre os dois países?



Repórter Leandro Alarcon (ao vivo): Olha, Luciana, o Brasil exporta para a Colômbia principalmente produtos industrializados, como carros, peças e acessórios automotivos, e os colombianos compram de nós produtos como combustíveis, óleos minerais e plásticos. No ano passado, o comércio entre Brasil e Colômbia passou de $4 bilhões. E, para incrementar essa relação, além do encontro que vai acontecer aqui em Bogotá, a Presidenta Dilma Rousseff e o presidente colombiano participam também de um fórum, que vai reunir cerca de cem empresários dos dois países. Ao vivo de Bogotá, na Colômbia, Leandro Alarcon.



Luciano: Sete e 11.



Luciana: Assentados da reforma agrária ou agricultores familiares que não conseguiam pagar as parcelas do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, podem quitar as dívidas com desconto de 70%.



Luciano: Se você está com dificuldade para pagar as parcelas ou conhece um vizinho, parente ou amigo nessa situação, a Voz do Brasil detalha o passo a passo para conseguir esse desconto.



Luciana: Primeiro é preciso ir até o banco em que foi feito o financiamento, levando RG e CPF, e verificar como está a dívida.



Luciano: Lá, os funcionários do banco vão fazer o cálculo do saldo devedor e vão emitir um boleto bancário, já com o desconto. Por exemplo, se a dívida é de R$10 mil, o boleto vai ser de somente R$3 mil.



Luciana: Mas atenção: o prazo para ir até o banco vai até o dia 30 de dezembro.



Luciano: Pagando as parcelas atrasadas, é possível solicitar novas linhas de crédito rural e participar de políticas públicas, como o Minha Casa Minha Vida, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.



Luciana: O diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra, César Aldrighi, explica a importância do desconto para que os agricultores voltem a produzir.



Diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra - César Aldrighi: Voltar à condição de produção significa em torno de quatro milhões de hectares voltando a produzir. Pelos números do censo de 2006, nós estaríamos voltando a ter um volume de produção em torno de R$2 bilhões/ano nessas áreas, que hoje não estão sendo produzidas, porque as pessoas não têm acesso ao crédito. É um benefício muito grande para que essas pessoas voltem a ter condições de acessar crédito e voltar a produzir.



Luciano: Podem conseguir esse desconto os assentados da reforma agrária pelo Incra ou pelo Crédito Fundiário, que tenham contratado crédito dos grupos A ou AC até 2010, e que estavam inadimplentes até 2013.



Luciana: A cidade de Rio Verde, em Goiás, vai ser a primeira do país a desligar o sinal analógico de TV.



Luciano: Ele vai ser completamente substituído pelo sinal digital, que permite alta definição de imagem, além de interatividade.



Luciana: Para receber o sinal digital é preciso ter uma televisão apropriada ou um conversor de sinal.



Luciano: Os beneficiários do Bolsa Família vão receber o equipamento de graça, e ele já começou a ser distribuído.



Repórter Sumaia Vilela: Os avisos estão por toda parte, inclusive nas rádios locais.



"Imagine você ficar sem ver TV, sem a novela e sem o futebol? É isso que vai acontecer se você não mudar para a TV Digital até 29 de novembro."



Repórter Sumaia Vilela: Os moradores de Rio Verde, no interior de Goiás, já sabem o que vem por aí.



Morador: Eu, como eu estava ouvindo nas rádios direto, né, e a minha televisão, ela é meio antiga, aí eu troquei por uma nova, que já tinha o conversor.



Moradora: Estou sabendo, achei ótimo, porque eu vi na casa da minha sobrinha, né? Achei perfeito. Só que ainda não fui comprar a minha antena, até hoje.



Repórter Sumaia Vilela: Depois de 29 de novembro, todo o sinal de TV do município vai virar digital. Até lá, é preciso alcançar uma cobertura de 93% das casas prontas para receber a transmissão. Mas quem não quer, ou não pode comprar uma televisão nova, pode optar pelo conversor, um aparelho que, junto com uma antena especial, adapta as TVs antigas para a nova tecnologia. Para os beneficiários do Bolsa Família, o conversor e a antena são de graça, garantidos pelo Governo Federal. Os equipamentos vão ser entregues em todo o país, seguindo um cronograma. Em Rio Verde, o trabalho começou nesta semana. A Ana Cláudia de Jesus, de 23 anos, foi a segunda pessoa a receber o material. Ela ficou surpresa com o resultado.



Ana Cláudia de Jesus: Nossa, totalmente diferente, os canais mais limpos, a audição melhor e as cores totalmente diferentes.



Repórter Sumaia Vilela: E com o conversor, a Ana Cláudia também ganhou o acesso a uma nova ferramenta interativa, que pode ser disponibilizada graças à tecnologia digital: O Brasil 4D, desenvolvido pela Empresa Brasil de Comunicação, a EBC, para os conversores entregues aos beneficiários do programa. Basta um click para encontrar informações de vários serviços públicos. O conversor, distribuído aos beneficiários do Bolsa Família, também conta com um aplicativo com informações sobre o programa, como calendário de pagamentos do benefício. O secretário nacional de Renda de Cidadania, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Helmut Schwarzer, explica quem vai ter direito aos conversores e como fazer para receber o equipamento.



Secretário nacional de Renda de Cidadania - Helmut Schwarzer: Quem está organizando essa distribuição dos kits conversores para a TV Digital é a EAD, que é uma empresa criada pelas televisões e pelas empresas telefônicas, que estão envolvidas no processo de estabelecimento da TV Digital. Então a EAD faz uma escala de distribuição para as pessoas que telefonarem para o número 147 e marcarem o seu horário, o seu dia para poderem receber o kit de conversor. Então, as famílias do Programa Bolsa Família, no caso de Rio Verde estavam na folha de pagamento de julho de 2015, que têm o direito de requerer, de solicitar essa caixa conversora, junto com a antena, o cabo e o controle remoto.



Repórter Sumaia Vilela: O cronograma de mudança de cada município pode ser encontrado na internet. O endereço é vocenatvdigital.com.br. Mais informações no telefone 147. Reportagem, Sumaia Vilela.



Luciano: Sete e 16.



Luciana: E a gente volta a falar sobre a primeira reunião ministerial, depois da reforma administrativa anunciada pela Presidenta Dilma Rousseff



Luciano: O repórter Ricardo Carandina está no Palácio do Planalto e tem mais informações, ao vivo. Boa noite, Carandina.



Repórter Ricardo Carandina (ao vivo): Olá, Luciano, boa noite, boa noite, Luciana e ouvintes. A reunião durou cerca de duas horas. De acordo com o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, tratou sobre os projetos que o governo considera importante aprovar no Congresso, para incentivar o crescimento do país. Tratou-se também da discussão que deve ser feita no Congresso Nacional a respeito das contas do governo de 2014, que vão ser analisadas na Comissão Mista de Orçamento e depois no Plenário do Congresso. Segundo o ministro, a Presidenta Dilma Rousseff reafirmou que as atividades do governo não foram interrompidas, apesar de ser um ano de crise econômica. Jacques Wagner também disse que os ministros demonstraram unidade e afirmou que está confiante de que os vetos da Presidenta Dilma Rousseff a projetos do Legislativo que criam despesas para as contas do governo vão ser votados pelo Congresso Nacional. Ao vivo do Palácio do Planalto, Ricardo Carandina.



Luciana: E dois ministérios do governo trocaram de comando hoje, dando continuidade à reforma administrativa.



Luciano: Celso Pansera assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.



Luciana: O novo ministro já trabalhou na área da Ciência e Tecnologia, ele foi presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Faetec, por sete anos.



Luciano: Celso Pansera disse que pretende dialogar muito com todos os setores e falou sobre as expectativas no Ministério.



Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação - Celso Pansera: Estimular a ciência básica, a criação de novas tecnologias ou processos, a inovação e sua incorporação nos processos produtivos, formando mais e melhores cientistas, será o nosso foco. A efetividade das nossas ações nessas dimensões gerará maior competitividade para a nossa economia em relação aos demais países.



Luciana: O ministro Pansera entrou no lugar de Aldo Rebelo, que assumiu as funções, hoje, no Ministério da Defesa.



Luciano: Aldo Rebelo afirmou que vai trabalhar para manter os principais projetos da área.



Ministro da Defesa - Aldo Rebelo: Buscar os meios, não apenas para solucionar as demandas imediatas, mas principalmente para dar sentido de continuidade e de permanência ao orçamento de Defesa, para que ele não fique sujeito à sazonalidade dos momentos da economia do país.



Luciana: Desde o mês de março, o governo já firmou seis acordos salariais, que somam 750 mil servidores públicos de diferentes categorias.



Luciano: Nesses acordos estão previstos os reajustes dos próximos dois anos, além da correção de benefícios, como os auxílios creche, saúde e alimentação. As negociações continuam com outras categorias de servidores públicos.



Luciana: Segundo Sérgio Mendonça, do Ministério do Planejamento, os resultados são importantes para o país.



Secretário do Ministério do Planejamento - Sérgio Mendonça: Há uma compreensão, acho que do lado dos dirigentes sindicais, que representam os servidores, desse momento mais difícil. Se procurou ter um equilíbrio fiscal. E evidentemente os servidores públicos, por terem estabilidade no emprego, considerando o quadro geral, aceitaram essa situação. A despesa de pessoal, como é importante saber, é a segunda maior despesa da União, só menor que a despesa da previdência. Então é muito importante que ela se fixe dentro de parâmetros fiscais aceitáveis.



Luciano: Quarenta por cento dos inscritos no Enem já acessaram o cartão de confirmação. São mais de 3,1 milhões de estudantes que entraram na página do exame, na internet.



Luciana: E atenção: Se você vai encarar as provas ou conhece alguém que vai fazer o exame neste ano, os candidatos não vão receber o cartão pelos Correios, o documento só está disponível pela internet, no endereço www.enem.inep.gov.br/participante.





Luciano: O cartão apresenta dados como número de inscrição, além de hora e local da realização das provas.



Luciana: Mais de 7,7 milhões de estudantes confirmaram a inscrição para o Enem deste ano. As provas vão ser aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.



"Brasil 2016"



Luciano: O fim de semana vai ser de mais um evento teste para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.



Luciana: No domingo, atletas de 32 países vão participar do Desafio Internacional de Mountain Bike.



Luciano: As provas vão ser realizadas no Parque Olímpico de Mountain Bike, que integra o Parque Radical do Rio, em Deodoro.



Luciana: Entre os atletas que vão participar da competição, estão campeões mundiais e medalhistas olímpicos. Esta vai ser a única chance para os ciclistas conhecerem o percurso da modalidade nos Jogos Olímpicos do ano que vem.



Luciano: O evento teste também vai servir para avaliar procedimentos de largada e chegada, voluntários e estrutura de atendimento médico.



Luciana: E o assunto ainda é esporte. O Brasil já conquistou 47 medalhas nos Jogos Mundiais Militares, disputados na Coreia do Sul.



Luciano: São 18 de ouro, 15 de prata e 14 de bronze. Seguimos no terceiro lugar no quadro de medalhas.



Luciana: Hoje, na natação, conseguiu mais seis medalhas, colocando o país na segunda posição na classificação geral da modalidade.



Luciano: O Brasil tem mais dois dias para buscar medalhas nas piscinas.



Luciana: E quem quiser saber mais sobre os Jogos Mundiais Militares, é só acessar jogosmilitares.defesa.gov.br.



"Momento Social"



Luciano: Hoje é dia de Momento Social, e a dúvida é da Vanessa Pereira da Silva, de Planaltina, no Distrito Federal. A dúvida dela é sobre como o governo sabe que uma criança está realmente frequentando a escola.



Luciana: A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, responde.



Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Tereza Campello: Vanessa, você está certa em perguntar, porque o programa Bolsa Família não é só renda. Cada família que tem filho entre sete e 17 anos, ou seja, que tem filho em idade escolar, tem que manter o menino na escola para continuar garantindo e mantendo o seu Bolsa Família. Antes de 2006, não tinha mesmo como a gente controlar. Para poder controlar se esse menino estava indo pra escola e tinha a frequência adequada, a gente teve que desenvolver um sistema, que começou a funcionar em 2006 e hoje é uma referência no mundo. O professor é que coloca a frequência escolar, a escola tem que preencher o sistema e a gente recebe essa informação. Quando a gente recebe essa informação e o menino não está indo na escola, não tem frequência escolar adequada, ou seja, 85% de frequência, o que acontece? A família é notificada. Se o menino continua fora da escola, o que acontece? O benefício é suspenso, nós queremos que essa criança volte para a escola.



Luciano: Dúvida respondida. Se você também quer saber mais sobre programas sociais, como o Bolsa Família, manda pra gente aí a sua pergunta.



Luciana: O endereço de e-mail é voz@ebc.com.br. E do Twitter é twitter.com/avozdobrasil.



Luciano: Tem também o nosso Facebook: facebook.com/bolsafamília.



Luciana: A sua pergunta vai ser respondida pela ministra, aqui na Voz do Brasil, sempre na quinta-feira. Participe!



Luciano: Você ouviu hoje na Voz do Brasil.



Luciana: Dilma Rousseff faz primeira reunião ministerial após reforma administrativa do governo.



Luciano: Ministros apontam que parecer do TCU sobre as contas de 2014 não é definitivo. Governo agora vai discutir no Congresso Nacional.



Luciana: Uma TV com mais qualidade e interativa. Beneficiários do Bolsa Família de Rio Verde, em Goiás, são os primeiros a receber conversores para TV Digital.



Luciano: Assentados da reforma agrária e agricultores familiares podem quitar dívidas do Pronaf com desconto de 70%.



Luciana: Esse foi o noticiário do Poder Executivo, uma realização da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.



Luciano: Produção: EBC Serviços.



Luciana: E siga a Voz do Brasil no Twitter, o endereço é twitter.com/avozdobrasil.



Luciano: Quer saber mais sobre os serviços e informações do Governo Federal? Acesse www.brasil.gov.br. Boa noite.



Luciana: Fique agora com as notícias do Poder Judiciário e do Congresso Nacional. Boa noite e até amanhã.