19/05/2016 - A Voz do Brasil
Presidente interino Michel Temer se reúne com bancada feminina da Câmara dos Deputados. Governo espera aprovação da meta fiscal na próxima semana. Aeroporto do Galeão aumenta capacidade para 30 milhões de passageiros. Hoje é Dia Nacional de Doação de Leite Materno. Tudo isso você ouviu nesta quinta-feira em A Voz do Brasil!
19/05/2016 - A Voz do Brasil
Presidente interino Michel Temer se reúne com bancada feminina da Câmara dos Deputados. Governo espera aprovação da meta fiscal na próxima semana. Aeroporto do Galeão aumenta capacidade para 30 milhões de passageiros. Hoje é Dia Nacional de Doação de Leite Materno. Tudo isso você ouviu nesta quinta-feira em A Voz do Brasil!
19-05-2016-voz-do-brasil.mp3
Duração:
Publicado em 09/12/2016 15:45
Apresentador Luciano Seixas: Sete da noite em Brasília.
Apresentadora Helen Bernardes: Inaugurado novo espaço no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A obra realizada em parceria com a iniciativa privada é o caminho que o governo quer incentivar para vencer o desemprego.
Luciano: Outro objetivo é equilibrar as contas para retomar o crescimento. Nova meta fiscal será apresentada na segunda-feira pelo planejamento.
Helen: Presidente Michel Temer recebe bancada feminina da Câmara e fala sobre a presença de mulheres nas decisões do governo.
Luciano: Anunciado o novo nome do presidente da Petrobras. Pedro Parente é engenheiro e foi ministro no governo Fernando Henrique.
Helen: Quinta-feira, 19 de maio de 2016.
Luciano: Está no ar a sua voz.
Helen: A nossa voz.
Luciano: A Voz do Brasil. Boa noite. Aqui no estúdio da Voz do Brasil, eu, Luciano Seixas, e Helen Bernardes.
Helen: Olá, boa noite. Você pode acompanhar a Voz do Brasil do Poder Executivo, ao vivo, em vídeo, pela internet.
Luciano: É só acessar: www.ebcservicos.com.br/avozdobrasil.
Helen: Inaugurado um novo espaço no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.
Luciano: Agora a capacidade do Galeão passa de 17 para 30 milhões de passageiros por ano.
Helen: E são muitas as novidades que vão dar mais conforto a turistas e atletas que devem chegar para as Olimpíadas.
Repórter Nasi Brum: Foram 18 meses em obras. O aeroporto conta agora com 26 novas pontes de embarque. Os passageiros ganharam mais conforto, as salas Vips estão maiores e área da check in ganhou 68 novos balcões. Também foram entregues novos banheiros, 14 esteiras, 16 escadas rolantes e elevadores. O aeroporto passa a contar também com uma nova alameda de serviços onde devem funcionar mais de 100 estabelecimentos comerciais nos próximos meses. E um novo 'welcome center' para atender quem chega ao Rio de Janeiro. O projeto foi viabilizado por meio do Programa de Concessões do Governo Federal com investimentos de R$2 bilhões. Com a ampliação, a capacidade do aeroporto passa de 17 milhões para 30 milhões de passageiros por ano. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, destacou que em pleno ano olímpico o Rio de Janeiro tem um dos melhores aeroportos do mundo.
Ministro do Esporte - Leonardo Picciani: O conforto, condições de receber bem os turistas desde a sua chegada à cidade do Rio de Janeiro. Portanto, uma obra importante.
Repórter Nasi Brum: Também participaram da inauguração o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, e o secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos, Moreira Franco. Reportagem, Nasi Brum.
Luciano: E após a inauguração do novo espaço no Galeão, que foi ampliado em parceria com a iniciativa privada, o secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos, Moreira Franco, afirmou que este é o caminho para vencer o desemprego.
Helen: O secretário conversou com a Voz do Brasil e afirmou que o governo tem urgência em firmar novas parcerias com a iniciativa privada.
Secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos - Moreira Franco: O governo do Presidente Temer está envolvido, empenhado em promover parcerias público-privadas em áreas de infraestrutura exatamente para alcançar o objetivo de ter um serviço de qualidade, mas com um foco obrigatoriamente diferente. Hoje a melhoria da prestação de serviços é o subproduto, porque o objetivo, a meta, é gerar empregos. Nós precisamos urgentemente promover investimento para que o país volte a crescer, e, com isso, gere os empregos necessários para suprir esse drama que atinge a família trabalhadora brasileira.
Luciano: E além das parcerias, o governo também busca equilibrar as contas para retomar o crescimento.
Helen: É, a mudança da meta fiscal é um dos desafios e foi tema de encontro hoje entre o ministro do Planejamento e o Presidente do Senado.
Luciano: Na reunião ficou definido que a votação da nova meta fiscal, que é a previsão de arrecadação e pagamentos previstos pelo governo para o ano, deve ser realizada na semana que vem.
Repórter Taíssa Dias: A parceria entre o governo e o Congresso para a discussão de projetos que estimulem a economia foi um dos temas do encontro entre o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Entre os projetos discutidos está a revisão da meta fiscal, necessária para readequar as expectativas de arrecadação e pagamentos previstos pelo governo para o ano em relação ao real cenário econômico. O ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse que o governo está fazendo um levantamento dos gastos e receitas para calcular o valor da nova meta fiscal a ser cumprida neste ano.
Ministro do Planejamento - Romero Jucá: O número do déficit desse ano não está fechado ainda porque nós queremos apresentar um número verdadeiro. Eu acho que primeira posição para se resolver problema é reconhecer a verdade, e a verdade dos números será apresentada ao país na próxima segunda-feira.
Repórter Taíssa Dias: A expectativa é que a mudança da meta fiscal seja votada pelo Congresso na semana que vem. Segundo Renan, o projeto pode ser votado na próxima terça-feira.
Presidente do Senado - Renan Calheiros: Nós vamos fazer um esforço para na terça-feira votarmos a redução da meta. Nós esperamos receber essa redução na segunda-feira. E aí, vamos reunir os líderes e avançar nesse calendário legislativo para conseguir rapidamente isso.
Repórter Taíssa Dias: Para Romero Jucá esta parceria é fundamental para retomar o crescimento do país.
Ministro do Planejamento - Romero Jucá: A nossa preocupação é melhorar a economia, é voltar a crescer, é diminuir o endividamento do estado, é fazer com que o nível de empregos possa crescer, fortalecer a indústria, apoiar o agronegócio, fazer ações concretas na linha de concessões e parcerias público-privadas para aquecer o investimento.
Repórter Taíssa Dias: Segundo a ministro do Planejamento, a nova meta vai trazer números precisos para que não seja necessária mudança no futuro. Reportagem, Taíssa Dias.
Helen: E o Presidente interino, Michel Temer, se reuniu hoje com 20 parlamentares da bancada feminina na Câmara.
Luciano: A presença de mulheres no primeiro escalão do governo foi um dos assuntos.
Helen: É, e políticas voltadas para a mulheres também foram parte das conversações que não devem ter retrocesso.
Repórter João Pedro Neto: As deputadas disseram que o encontro foi uma oportunidade para discutir diretamente com o Presidente interino, Michel Temer, questões nacionais como políticas sociais, de educação e de saúde, mas também ações direcionadas às mulheres, como explicou a deputada Josi Nunes, de Tocantins.
Deputada - Josi Nunes: Era preciso diminuir a máquina do governo nesse primeiro momento, não é? Até para dar uma resposta à sociedade também, mas que as políticas públicas de defesa da mulher, do idoso, isso não vai ser paralisado em nenhum momento, não é porque não tem um Ministério da mulher ou do deficiente ou do idoso que teremos uma paralização ou um retrocesso. Não haverá retrocesso nenhum.
Repórter João Pedro Neto: A deputada Rosângela Gomes, do Rio de Janeiro, disse que a participação das mulheres na política também foi tratada na reunião e ressaltou a importância de ampliar a presença feminina nos espaços de decisão.
Deputada - Rosângela Gomes: Ano passado nós apresentamos uma proposta de lei e nós não tivemos êxito que era garantir 10% de assento de cota de mulheres no Parlamento. Porque quando a mulher está no Parlamento nós estamos no espaço de decisão, que é o que nós precisamos.
Repórter João Pedro Neto: A deputada Mara Gabrilli, de São Paulo, lembrou ainda que a formação do governo acontece através de uma composição política e de indicações dos partidos.
Deputada - Mara Gabrilli: Uma consequência de como a política brasileira vem sendo estruturada e que os partidos indicaram nomes, e os partidos não indicaram nomes de mulheres.
Repórter João Pedro Neto: Participaram da reunião com o presidente interino, Michel Temer, 20 deputadas da bancada feminina na Câmara dos Deputados, de 10 partidos. E o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Reportagem, João Pedro Neto.
Luciano: Confirmado agora há pouco o nome do novo presidente da Petrobras.
Helen: Ao vivo, do Palácio do Planalto, o repórter Paulo La Salvia tem mais informações. Boa noite, Paulo. Então, quem é o novo presidente da Petrobras?
Repórter Paulo La Salvia (ao vivo): Boa noite, Helen, Luciano e ouvintes da Voz do Brasil. É Pedro Parente. A informação foi confirmada pela assessoria de empresa do Presidente interino, Michel Temer. Pedro Parente aceitou nesta quinta-feira convite feito pelo Presidente interino. Pedro Parente vai substituir na direção da empresa Aldemir Bendine, que estava à frente da Petrobras desde fevereiro do ano passado. Pedro Parente é engenheiro elétrico formado pela Universidade de Brasília. Entre 1999 e 2002 passou por três Ministérios no governo de Fernando Henrique Cardoso, Minas de Energia, Planejamento e Casa Civil. Já nos últimos anos Parente estava na iniciativa privada. A Petrobras foi fundada em 1953 pelo ex-Presidente Getúlio Vargas e é maior empresa estatal do país. Atualmente a produção média de petróleo da Petrobras gira em torno de 2 milhões de barris por dia. Ao vivo, Paulo La Salvia.
Luciano: Sete e dez.
Helen: E amanhã, sexta-feira, é último dia da campanha de vacinação contra a gripe.
Luciano: Quarenta milhões de pessoas já foram vacinadas em todo o país.
Repórter Luana Karen: O choro passou rápido, e Maísa de apenas dez meses ficou imunizada contra a gripe. A mãe, a vendedora Marluce Alves de Araújo, diz que faz questão de manter a caderneta da pequena sempre em dia.
Vendedora - Marluce Alves de Araújo: Para saúde dela até, por isso eu não atraso de jeito nenhum, sempre venho no dia.
Repórter Luana Karen: Aos 60 anos, é a primeira vez que Valdenia Dias da Silva toma a vacina contra a gripe.
Entrevistada - Valdenia Dias da Silva: Eu sou difícil pegar gripe, mas do jeito que está aí as coisas eu tenho que vir, não é?
Repórter Luana Karen: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, reforça que a proteção precisa estar garantida antes do início do inverno, período em que a circulação do vírus da gripe é maior.
Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Antônio Nardi: Aqueles que ainda não se vacinaram, reforço, especialmente as gestantes e puérperas, procurem as unidades básicas de saúde dos seus municípios e vacinem-se contra a gripe.
Repórter Luana Karen: A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% desse público formado gestantes, idosos e crianças com menos de cinco anos de idade, até esta sexta-feira. No Distrito Federal a meta foi ultrapassada com folga. A gerente de Vigilância Epidemiológica Imunização da Secretária de Saúde de Brasília, Juliana Soares de França, afirma que a antecipação da campanha e os casos de gripe H1N1 ajudaram a mobilizar a população para atingir 98,6% de pessoas imunizadas.
Gerente de Vigilância Epidemiológica Imunização da Secretária de Saúde da Brasília - Juliana Soares de França: O próprio cenário epidemiológico da doença no DF fez com que realmente as pessoas alertassem e procurassem mesmo a vacinação.
Repórter Luana Karen: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Amapá e Roraima também já atingiram a meta de vacinar 80% do público alvo da campanha. Reportagem, Luana Karen.
Luciano: O leite materno é essencial para os recém-nascidos. Além de alimentar, protege contra doenças como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias.
Helen: Agora quando as mamães não produzem leite suficiente para garantir todos esses benefícios aos seus filhos?
Luciano: Aí entra a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que hoje é referência mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Helen: E hoje, no Dia Nacional da Doação de leite Humano, nós fomos conhecer um desses bancos e saber porque é tão importante garantir o alimento essencial à saúde dos bebezinhos.
Repórter Gabriela Noronha: Vitória Emanuelle nasceu prematura com apenas seis meses de gestação e com o peso de 815 gramas. Ela está há dois meses internada em um hospital público de Brasília. A cabeleireira, Roselma Evangelista, conta que mudou toda a sua rotina logo após dar à luz à filha.
Cabeleireira - Roselma Evangelista: A gente vê a importância de muitas crianças receber, não é, crianças que não precisam receber esse leite materno até mesmo para desenvolver melhor, não é?
Repórter Gabriela Noronha: Já a dona de casa Lindenez Rodrigues não teve a mesma sorte, não conseguiu produzir o leite necessário para alimentar Gabriel, que também nasceu prematuro e está há 16 dias na UTI.
Dona de casa - Lindenez Rodrigues: Meu filho precisou agora, o Gabriel, eu vi a importância que é e como ajuda uma criança.
Repórter Gabriela Noronha: O leite que o Gabriel toma é o Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga, região administrativa de Brasília. Os bancos de leite humano funcionam para garantir alimentação adequada a crianças que nascem com baixo peso, prematuras ou com algum problema de saúde e que precisam permanecer internadas no hospital após o nascimento. A coordenadora do Banco de Leite da Secretária de Saúde do DF, Miriam Santos, explica a importância da doação.
Coordenadora do Banco de Leite da Secretária de Saúde do DF - Miriam Santos: Doar leite materno é doar vida. Então, que ela estará ajudando a salvar uma vida.
Repórter Gabriela Noronha: Nessa quinta-feira é comemorado o Dia Nacional de Doação do Leite Humano. Para Tereza de Lamare, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, a data serve para sensibilizar a população sobre a importância da Rede Nacional de Bancos de Leite no país.
Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde - Tereza de Lamare: Exatamente com o objetivo de que qualquer mãe que não tenha nenhum problema de saúde que prejudique a doação, ela pode ser doadora.
Repórter Gabriela Noronha: O Brasil tem a maior rede de banco de leite humano do mundo com 218 postos de coleta em todos os estados do país. Reportagem, Gabriela Noronha.
Luciano: Investir em eficiência e na qualidade da saúde pública.
Helen: Ações citadas como prioridade pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que visitou hoje uma feira de equipamentos e produtos hospitalares em São Paulo.
Repórter Nei Pereira: Melhorar o sistema de saúde com que há de mais moderno na área médica. Essa a intenção do Ministério da Saúde. Para isso o ministro Ricardo Barros visitou uma feira de produtos hospitalares em São Paulo. Durante a visita, o ministro reforçou o compromisso do governo em investir na saúde pública.
Ministro da Saúde - Ricardo Barros: Eu vim aqui visitar a Hospitalar porque eu quero tratar a saúde pública com gestão de qualidade, com as melhores marcas, buscar alcançar na saúde pública o mais próximo dos índices de bom desempenho, de melhor que desempenho que nós tenhamos na rede privada, na rede filantrópica. E vamos nos esforçar para isso.
Repórter Nei Pereira: A feira recebe expositores de produtos, equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios. O visitante pode conhecer desde aparelhos cirúrgicos e odontológicos até macas, próteses e itens para higiene hospitalar. Entre os produtos expostos está, por exemplo, uma incubadora híbrida, que aberta se transforma em um berço aquecido. O equipamento pode ser usado na recuperação de bebês prematuros de até 370 gramas. O representante do fabricante, Rubens Massaro, ressalta que o produto está ao alcance do sistema público de saúde.
Representante do fabricante - Rubens Massaro: Estamos agora começando as primeiras entregas para os hospitais públicos. Vai ajudar muitos os recém-nascidos no Brasil e também o exterior.
Repórter Nei Pereira: Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade das vendas de equipamentos hospitalares no Brasil vai para o Sistema Único de Saúde. A rede pública é responsável ainda por mais de 500 milhões de consultas médicas por ano e por 1 milhão de internações. Reportagem, Nei Pereira.
Luciano: Na preparação para os Jogos Olímpicos, instalações esportivas militares passaram por reformas para serem usadas como locais de treinamentos para atletas brasileiros civis e militares.
Helen: O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou hoje uma dessas instalações que permanece à Marinha.
Luciano: Jungmann também disse que o Brasil está preparado para garantir a segurança na competição.
Repórter Carolina Rocha: Basquete, vôlei, natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, futebol, atletismo, judô, boxe, luta olímpica, parece sem-fim a lista de esportes que podem ser praticados no Cefan, o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha, no Rio de Janeiro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, conheceu nesta quinta-feira a estrutura e atletas que participam dos programas da Marinha de apoio ao esporte nacional. Emily Rosa, de 18 anos, por exemplo, que frequentou o programa Forças do Esporte, se apaixonou pelo levantamento de peso e realizou o feito de ser a primeira mulher do país a conquistar uma medalha no mundial.
Atleta - Emily Rosa: Fiquei dez anos envolvida com o esporte e nunca tive um suporte tão grande quanto eu tive do Forças em questão de alimentação, espaço de treinamento. Foi bastante importante na minha vida.
Repórter Carolina Rocha: Várias delegações estrangeiras já entraram em contato para utilizar os equipamentos esportivos nos treinos, entre elas a delegação de atletismo da Jamaica que conta com homem mais veloz do mundo, o recordista Usain Bolt. O contra-almirante, Carlos Chagas, comandante do Cefan, diz que a presença de estrelas internacionais vai ser servir como troca de experiências.
Contra-almirante - Carlos Chagas: Estamos em boas condições para receber. E é uma honra muito grande receber esses atletas do mais alto nível que, além disso, vão contribuir com o esporte nacional também em função da convivência que eles vão proporcionar para os nossos militares, para os nossos atletas.
Repórter Carolina Rocha: O ministro da Defesa, Raul Jungmann, falou sobre as ações de segurança voltadas para os Jogos do Rio de Janeiro e confirmou que a Força Nacional vai ter um aporte de 9 mil homens.
Ministro da Defesa - Raul Jungmann: Hoje pela manhã eu tive a notícia, a boa notícia que governo de São Paulo está disponibilizando 2 mil homens, portanto, nós vamos estar completos em termos das nossas necessidades da Força Nacional, que, inclusive, fará a segurança interna dos jogos.
Repórter Carolina Rocha: O ministro ainda afirmou que até agora não há previsão de ocupação de favelas durante os Jogos pelas Forças Armadas
Ministro da Defesa - Raul Jungmann: Nós não identificamos hoje nenhum, digamos, necessidade adicional de que isso venha a acontecer. Porém, em qualquer necessidade adicional cabe ao governador entrar em contato com o Sr. Presidente da República, e aí, então, qualquer que seja a decisão estamos prontos para cumprir e bem.
Repórter Carolina Rocha: O ministro da Defesa também confirmou que as Forças Armadas vão destacar 38 mil militares para as ações de defesa durante os Jogos do Rio. Reportagem, Carolina Rocha.
"Somos Todos Brasil - Revezamento da Tocha".
Helen: E hoje a tocha olímpica chegou na Bahia. A primeira cidade do estado no roteiro foi Teixeira de Freitas.
Luciano: Por lá o símbolo olímpico foi carregado por atletas e também por pessoas envolvidas com o esporte. É caso de Amadeu Ferreira, ele tem 74 anos e mais de 30 anos dedicados a um programa esportivo em uma rádio da cidade.
Ex-atleta - Amadeu Ferreira: É uma das homenagens que eu recebi de garantia valia, uma homenageio que tem... é de valor indescritível, uma homenagem realmente maravilhosa. Me emocionei bastante. É o maior evento esportivo do universo, não é um campeonato de futebol, não é uma Copa do Mundo, não é um campeonato brasileiro, é uma Olímpica onde congrega todas as modalidades esportivas. É um evento extraordinário que pela primeira vez se realiza na América Latina, importantíssimo para o crescimento do nosso país.
Helen: Amanhã a tocha continua viajando pela Bahia, passa por Eunápolis, Itapetinga e Vitória da Conquista.
Luciano: Sete e vinte um.
Helen: Luz amarela, a cada ano cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. O dado é do Ministério da Saúde.
Luciano: Em maio, mês que a ONU decretou a Década de Ações Para a Segurança No Trânsito, para reduzir 50% dos acidentes do mundo, o movimento Maio Amarelo quer chamar a atenção para esse alto índice de mortos e feridos no trânsito.
Helen: No Brasil as ações de conscientização como palestras e orientações são apoiadas pela Polícia Rodoviária Federal.
Repórter Natália Melo: A legislação de trânsito também estabelece deveres para os pedestres. A dona de casa, Rosa Diniz, afirma que respeita a lei.
Dona de casa - Rosa Diniz: Eu presto atenção na hora de atravessar. Naquelas que não têm sinal, eu peço permissão para atravessar.
Repórter Natália Melo: Já o técnico de laboratório Davi de Mello... por que é que você resolveu atravessar aqui fora da sinalização?
Técnico de laboratório - Davi de Mello: É a pressa mesmo, porque eu tenho que voltar ao trabalho. Mas agora eu vou pegar a dica e vou atravessar lá.
Repórter Natália Melo: Para o cozinheiro Wesley Arruda, que anda de bicicleta, o respeito tem de vir de todos os lados.
Cozinheiro - Wesley Arruda: O ciclista sabe o que tem que fazer e o motorista também sabe, não é? Quando tem um ciclista manter pelo menos a distância de um metro e meio, esperar a pessoa passar.
Repórter Natália Melo: E o motorista, o que faz para cumprir a legislação? O taxista Josias Anselmo alerta para a importância de estar sempre atento ao trânsito.
Taxista - Josias Anselmo: Eu saio de casa, como profissional do trânsito, para dirigir. Acho que o fator principal chama-se atenção.
Repórter Natália Melo: Pedestre, ciclista e motorista, cada um precisa fazer a sua parte por um trânsito mais responsável e é essa a proposta do programa Maio Amarelo, uma ação que reúne governo e sociedade civil para promover nos cidadãos uma mudança da atitude. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Teógenes Abreu, fala sobre o movimento.
Inspetor da Polícia Rodoviária Federal - Teógenes Abreu: Foi no 11 de maio de 2009 que a Convenção Internacional da ONU, com todos os seus países membros, elegeu 2011 a 2020 como a década de redução de 50% dos acidentes graves e mortes em todo o mundo. Então, por isso o maio. E o amarelo porque o amarelo é a cor da placa de advertência, que lhe adverte dos riscos nas rodovias, nas estradas e nas ruas.
Repórter Natália Melo: Com o apoio da PRF e do Departamento Nacional de Trânsito, o Maio Amarelo realiza ações preventivas como palestras e divulgação de material educativo. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal afirma que muitos acidentes acontecem por falta de atenção.
Inspetor da Polícia Rodoviária Federal - Teógenes Abreu: Tem condutor que acha que dá ao mesmo tempo para atender celular e dirigir. Gente, isso é de uma insanidade completa.
Repórter Natália Melo: No Brasil o assunto é considerado pelas autoridades um problema de saúde pública. Reportagem, Natália Melo.
Luciano: E atenção estudantes deste todo o país, termina amanhã às 23h59 o prazo para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio.
Helen: Até agora já são mais de 6 milhões de inscritos.
Luciano: É bom lembrar que quem está concluindo o Ensino Médio neste ano e estuda em escola pública está isento da taxa de inscrição.
Helen: Agora, quem não pagar a taxa e não comparecer para as provas perde o benefício na próxima edição.
Luciano: A inscrição é feita pela internet no endereço: enem.inep.gov.br. E o valor é do R$68.
Helen: Você ouviu hoje na Voz do Brasil.
Luciano: Inaugurado novo espaço no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A obra realizada em parceria com a iniciativa privada é o caminho que o governo quer incentivar para vencer o desemprego.
Helen: Outro objetivo é equilibrar as contas para retomar o crescimento. A nova meta fiscal será apresentada na segunda-feira pelo planejamento.
Luciano: Presidente Michel Temer recebe bancada feminina da Câmara e fala sobre a presença de mulheres nas decisões do governo.
Helen: Anunciado o novo nome do presidente da Petrobras. Pedro Parente é engenheiro e foi ministro no governo Fernando Henrique.
Luciano: Este foi o noticiário do Poder Executivo, uma realização da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Helen: Produção: EBC Serviços.
Luciano: Quer saber mais sobre o Governo Federal? Assista à TV NBR e acesse: www.brasil.gov.br. Boa noite.
Helen: Fique agora com as notícias do Poder Judiciário e do Congresso Nacional. Uma boa noite para você e até amanhã.
Apresentadora Helen Bernardes: Inaugurado novo espaço no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A obra realizada em parceria com a iniciativa privada é o caminho que o governo quer incentivar para vencer o desemprego.
Luciano: Outro objetivo é equilibrar as contas para retomar o crescimento. Nova meta fiscal será apresentada na segunda-feira pelo planejamento.
Helen: Presidente Michel Temer recebe bancada feminina da Câmara e fala sobre a presença de mulheres nas decisões do governo.
Luciano: Anunciado o novo nome do presidente da Petrobras. Pedro Parente é engenheiro e foi ministro no governo Fernando Henrique.
Helen: Quinta-feira, 19 de maio de 2016.
Luciano: Está no ar a sua voz.
Helen: A nossa voz.
Luciano: A Voz do Brasil. Boa noite. Aqui no estúdio da Voz do Brasil, eu, Luciano Seixas, e Helen Bernardes.
Helen: Olá, boa noite. Você pode acompanhar a Voz do Brasil do Poder Executivo, ao vivo, em vídeo, pela internet.
Luciano: É só acessar: www.ebcservicos.com.br/avozdobrasil.
Helen: Inaugurado um novo espaço no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.
Luciano: Agora a capacidade do Galeão passa de 17 para 30 milhões de passageiros por ano.
Helen: E são muitas as novidades que vão dar mais conforto a turistas e atletas que devem chegar para as Olimpíadas.
Repórter Nasi Brum: Foram 18 meses em obras. O aeroporto conta agora com 26 novas pontes de embarque. Os passageiros ganharam mais conforto, as salas Vips estão maiores e área da check in ganhou 68 novos balcões. Também foram entregues novos banheiros, 14 esteiras, 16 escadas rolantes e elevadores. O aeroporto passa a contar também com uma nova alameda de serviços onde devem funcionar mais de 100 estabelecimentos comerciais nos próximos meses. E um novo 'welcome center' para atender quem chega ao Rio de Janeiro. O projeto foi viabilizado por meio do Programa de Concessões do Governo Federal com investimentos de R$2 bilhões. Com a ampliação, a capacidade do aeroporto passa de 17 milhões para 30 milhões de passageiros por ano. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, destacou que em pleno ano olímpico o Rio de Janeiro tem um dos melhores aeroportos do mundo.
Ministro do Esporte - Leonardo Picciani: O conforto, condições de receber bem os turistas desde a sua chegada à cidade do Rio de Janeiro. Portanto, uma obra importante.
Repórter Nasi Brum: Também participaram da inauguração o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, e o secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos, Moreira Franco. Reportagem, Nasi Brum.
Luciano: E após a inauguração do novo espaço no Galeão, que foi ampliado em parceria com a iniciativa privada, o secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos, Moreira Franco, afirmou que este é o caminho para vencer o desemprego.
Helen: O secretário conversou com a Voz do Brasil e afirmou que o governo tem urgência em firmar novas parcerias com a iniciativa privada.
Secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos - Moreira Franco: O governo do Presidente Temer está envolvido, empenhado em promover parcerias público-privadas em áreas de infraestrutura exatamente para alcançar o objetivo de ter um serviço de qualidade, mas com um foco obrigatoriamente diferente. Hoje a melhoria da prestação de serviços é o subproduto, porque o objetivo, a meta, é gerar empregos. Nós precisamos urgentemente promover investimento para que o país volte a crescer, e, com isso, gere os empregos necessários para suprir esse drama que atinge a família trabalhadora brasileira.
Luciano: E além das parcerias, o governo também busca equilibrar as contas para retomar o crescimento.
Helen: É, a mudança da meta fiscal é um dos desafios e foi tema de encontro hoje entre o ministro do Planejamento e o Presidente do Senado.
Luciano: Na reunião ficou definido que a votação da nova meta fiscal, que é a previsão de arrecadação e pagamentos previstos pelo governo para o ano, deve ser realizada na semana que vem.
Repórter Taíssa Dias: A parceria entre o governo e o Congresso para a discussão de projetos que estimulem a economia foi um dos temas do encontro entre o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Entre os projetos discutidos está a revisão da meta fiscal, necessária para readequar as expectativas de arrecadação e pagamentos previstos pelo governo para o ano em relação ao real cenário econômico. O ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse que o governo está fazendo um levantamento dos gastos e receitas para calcular o valor da nova meta fiscal a ser cumprida neste ano.
Ministro do Planejamento - Romero Jucá: O número do déficit desse ano não está fechado ainda porque nós queremos apresentar um número verdadeiro. Eu acho que primeira posição para se resolver problema é reconhecer a verdade, e a verdade dos números será apresentada ao país na próxima segunda-feira.
Repórter Taíssa Dias: A expectativa é que a mudança da meta fiscal seja votada pelo Congresso na semana que vem. Segundo Renan, o projeto pode ser votado na próxima terça-feira.
Presidente do Senado - Renan Calheiros: Nós vamos fazer um esforço para na terça-feira votarmos a redução da meta. Nós esperamos receber essa redução na segunda-feira. E aí, vamos reunir os líderes e avançar nesse calendário legislativo para conseguir rapidamente isso.
Repórter Taíssa Dias: Para Romero Jucá esta parceria é fundamental para retomar o crescimento do país.
Ministro do Planejamento - Romero Jucá: A nossa preocupação é melhorar a economia, é voltar a crescer, é diminuir o endividamento do estado, é fazer com que o nível de empregos possa crescer, fortalecer a indústria, apoiar o agronegócio, fazer ações concretas na linha de concessões e parcerias público-privadas para aquecer o investimento.
Repórter Taíssa Dias: Segundo a ministro do Planejamento, a nova meta vai trazer números precisos para que não seja necessária mudança no futuro. Reportagem, Taíssa Dias.
Helen: E o Presidente interino, Michel Temer, se reuniu hoje com 20 parlamentares da bancada feminina na Câmara.
Luciano: A presença de mulheres no primeiro escalão do governo foi um dos assuntos.
Helen: É, e políticas voltadas para a mulheres também foram parte das conversações que não devem ter retrocesso.
Repórter João Pedro Neto: As deputadas disseram que o encontro foi uma oportunidade para discutir diretamente com o Presidente interino, Michel Temer, questões nacionais como políticas sociais, de educação e de saúde, mas também ações direcionadas às mulheres, como explicou a deputada Josi Nunes, de Tocantins.
Deputada - Josi Nunes: Era preciso diminuir a máquina do governo nesse primeiro momento, não é? Até para dar uma resposta à sociedade também, mas que as políticas públicas de defesa da mulher, do idoso, isso não vai ser paralisado em nenhum momento, não é porque não tem um Ministério da mulher ou do deficiente ou do idoso que teremos uma paralização ou um retrocesso. Não haverá retrocesso nenhum.
Repórter João Pedro Neto: A deputada Rosângela Gomes, do Rio de Janeiro, disse que a participação das mulheres na política também foi tratada na reunião e ressaltou a importância de ampliar a presença feminina nos espaços de decisão.
Deputada - Rosângela Gomes: Ano passado nós apresentamos uma proposta de lei e nós não tivemos êxito que era garantir 10% de assento de cota de mulheres no Parlamento. Porque quando a mulher está no Parlamento nós estamos no espaço de decisão, que é o que nós precisamos.
Repórter João Pedro Neto: A deputada Mara Gabrilli, de São Paulo, lembrou ainda que a formação do governo acontece através de uma composição política e de indicações dos partidos.
Deputada - Mara Gabrilli: Uma consequência de como a política brasileira vem sendo estruturada e que os partidos indicaram nomes, e os partidos não indicaram nomes de mulheres.
Repórter João Pedro Neto: Participaram da reunião com o presidente interino, Michel Temer, 20 deputadas da bancada feminina na Câmara dos Deputados, de 10 partidos. E o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Reportagem, João Pedro Neto.
Luciano: Confirmado agora há pouco o nome do novo presidente da Petrobras.
Helen: Ao vivo, do Palácio do Planalto, o repórter Paulo La Salvia tem mais informações. Boa noite, Paulo. Então, quem é o novo presidente da Petrobras?
Repórter Paulo La Salvia (ao vivo): Boa noite, Helen, Luciano e ouvintes da Voz do Brasil. É Pedro Parente. A informação foi confirmada pela assessoria de empresa do Presidente interino, Michel Temer. Pedro Parente aceitou nesta quinta-feira convite feito pelo Presidente interino. Pedro Parente vai substituir na direção da empresa Aldemir Bendine, que estava à frente da Petrobras desde fevereiro do ano passado. Pedro Parente é engenheiro elétrico formado pela Universidade de Brasília. Entre 1999 e 2002 passou por três Ministérios no governo de Fernando Henrique Cardoso, Minas de Energia, Planejamento e Casa Civil. Já nos últimos anos Parente estava na iniciativa privada. A Petrobras foi fundada em 1953 pelo ex-Presidente Getúlio Vargas e é maior empresa estatal do país. Atualmente a produção média de petróleo da Petrobras gira em torno de 2 milhões de barris por dia. Ao vivo, Paulo La Salvia.
Luciano: Sete e dez.
Helen: E amanhã, sexta-feira, é último dia da campanha de vacinação contra a gripe.
Luciano: Quarenta milhões de pessoas já foram vacinadas em todo o país.
Repórter Luana Karen: O choro passou rápido, e Maísa de apenas dez meses ficou imunizada contra a gripe. A mãe, a vendedora Marluce Alves de Araújo, diz que faz questão de manter a caderneta da pequena sempre em dia.
Vendedora - Marluce Alves de Araújo: Para saúde dela até, por isso eu não atraso de jeito nenhum, sempre venho no dia.
Repórter Luana Karen: Aos 60 anos, é a primeira vez que Valdenia Dias da Silva toma a vacina contra a gripe.
Entrevistada - Valdenia Dias da Silva: Eu sou difícil pegar gripe, mas do jeito que está aí as coisas eu tenho que vir, não é?
Repórter Luana Karen: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, reforça que a proteção precisa estar garantida antes do início do inverno, período em que a circulação do vírus da gripe é maior.
Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Antônio Nardi: Aqueles que ainda não se vacinaram, reforço, especialmente as gestantes e puérperas, procurem as unidades básicas de saúde dos seus municípios e vacinem-se contra a gripe.
Repórter Luana Karen: A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% desse público formado gestantes, idosos e crianças com menos de cinco anos de idade, até esta sexta-feira. No Distrito Federal a meta foi ultrapassada com folga. A gerente de Vigilância Epidemiológica Imunização da Secretária de Saúde de Brasília, Juliana Soares de França, afirma que a antecipação da campanha e os casos de gripe H1N1 ajudaram a mobilizar a população para atingir 98,6% de pessoas imunizadas.
Gerente de Vigilância Epidemiológica Imunização da Secretária de Saúde da Brasília - Juliana Soares de França: O próprio cenário epidemiológico da doença no DF fez com que realmente as pessoas alertassem e procurassem mesmo a vacinação.
Repórter Luana Karen: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Amapá e Roraima também já atingiram a meta de vacinar 80% do público alvo da campanha. Reportagem, Luana Karen.
Luciano: O leite materno é essencial para os recém-nascidos. Além de alimentar, protege contra doenças como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias.
Helen: Agora quando as mamães não produzem leite suficiente para garantir todos esses benefícios aos seus filhos?
Luciano: Aí entra a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que hoje é referência mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Helen: E hoje, no Dia Nacional da Doação de leite Humano, nós fomos conhecer um desses bancos e saber porque é tão importante garantir o alimento essencial à saúde dos bebezinhos.
Repórter Gabriela Noronha: Vitória Emanuelle nasceu prematura com apenas seis meses de gestação e com o peso de 815 gramas. Ela está há dois meses internada em um hospital público de Brasília. A cabeleireira, Roselma Evangelista, conta que mudou toda a sua rotina logo após dar à luz à filha.
Cabeleireira - Roselma Evangelista: A gente vê a importância de muitas crianças receber, não é, crianças que não precisam receber esse leite materno até mesmo para desenvolver melhor, não é?
Repórter Gabriela Noronha: Já a dona de casa Lindenez Rodrigues não teve a mesma sorte, não conseguiu produzir o leite necessário para alimentar Gabriel, que também nasceu prematuro e está há 16 dias na UTI.
Dona de casa - Lindenez Rodrigues: Meu filho precisou agora, o Gabriel, eu vi a importância que é e como ajuda uma criança.
Repórter Gabriela Noronha: O leite que o Gabriel toma é o Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga, região administrativa de Brasília. Os bancos de leite humano funcionam para garantir alimentação adequada a crianças que nascem com baixo peso, prematuras ou com algum problema de saúde e que precisam permanecer internadas no hospital após o nascimento. A coordenadora do Banco de Leite da Secretária de Saúde do DF, Miriam Santos, explica a importância da doação.
Coordenadora do Banco de Leite da Secretária de Saúde do DF - Miriam Santos: Doar leite materno é doar vida. Então, que ela estará ajudando a salvar uma vida.
Repórter Gabriela Noronha: Nessa quinta-feira é comemorado o Dia Nacional de Doação do Leite Humano. Para Tereza de Lamare, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, a data serve para sensibilizar a população sobre a importância da Rede Nacional de Bancos de Leite no país.
Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde - Tereza de Lamare: Exatamente com o objetivo de que qualquer mãe que não tenha nenhum problema de saúde que prejudique a doação, ela pode ser doadora.
Repórter Gabriela Noronha: O Brasil tem a maior rede de banco de leite humano do mundo com 218 postos de coleta em todos os estados do país. Reportagem, Gabriela Noronha.
Luciano: Investir em eficiência e na qualidade da saúde pública.
Helen: Ações citadas como prioridade pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que visitou hoje uma feira de equipamentos e produtos hospitalares em São Paulo.
Repórter Nei Pereira: Melhorar o sistema de saúde com que há de mais moderno na área médica. Essa a intenção do Ministério da Saúde. Para isso o ministro Ricardo Barros visitou uma feira de produtos hospitalares em São Paulo. Durante a visita, o ministro reforçou o compromisso do governo em investir na saúde pública.
Ministro da Saúde - Ricardo Barros: Eu vim aqui visitar a Hospitalar porque eu quero tratar a saúde pública com gestão de qualidade, com as melhores marcas, buscar alcançar na saúde pública o mais próximo dos índices de bom desempenho, de melhor que desempenho que nós tenhamos na rede privada, na rede filantrópica. E vamos nos esforçar para isso.
Repórter Nei Pereira: A feira recebe expositores de produtos, equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios. O visitante pode conhecer desde aparelhos cirúrgicos e odontológicos até macas, próteses e itens para higiene hospitalar. Entre os produtos expostos está, por exemplo, uma incubadora híbrida, que aberta se transforma em um berço aquecido. O equipamento pode ser usado na recuperação de bebês prematuros de até 370 gramas. O representante do fabricante, Rubens Massaro, ressalta que o produto está ao alcance do sistema público de saúde.
Representante do fabricante - Rubens Massaro: Estamos agora começando as primeiras entregas para os hospitais públicos. Vai ajudar muitos os recém-nascidos no Brasil e também o exterior.
Repórter Nei Pereira: Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade das vendas de equipamentos hospitalares no Brasil vai para o Sistema Único de Saúde. A rede pública é responsável ainda por mais de 500 milhões de consultas médicas por ano e por 1 milhão de internações. Reportagem, Nei Pereira.
Luciano: Na preparação para os Jogos Olímpicos, instalações esportivas militares passaram por reformas para serem usadas como locais de treinamentos para atletas brasileiros civis e militares.
Helen: O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou hoje uma dessas instalações que permanece à Marinha.
Luciano: Jungmann também disse que o Brasil está preparado para garantir a segurança na competição.
Repórter Carolina Rocha: Basquete, vôlei, natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, futebol, atletismo, judô, boxe, luta olímpica, parece sem-fim a lista de esportes que podem ser praticados no Cefan, o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha, no Rio de Janeiro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, conheceu nesta quinta-feira a estrutura e atletas que participam dos programas da Marinha de apoio ao esporte nacional. Emily Rosa, de 18 anos, por exemplo, que frequentou o programa Forças do Esporte, se apaixonou pelo levantamento de peso e realizou o feito de ser a primeira mulher do país a conquistar uma medalha no mundial.
Atleta - Emily Rosa: Fiquei dez anos envolvida com o esporte e nunca tive um suporte tão grande quanto eu tive do Forças em questão de alimentação, espaço de treinamento. Foi bastante importante na minha vida.
Repórter Carolina Rocha: Várias delegações estrangeiras já entraram em contato para utilizar os equipamentos esportivos nos treinos, entre elas a delegação de atletismo da Jamaica que conta com homem mais veloz do mundo, o recordista Usain Bolt. O contra-almirante, Carlos Chagas, comandante do Cefan, diz que a presença de estrelas internacionais vai ser servir como troca de experiências.
Contra-almirante - Carlos Chagas: Estamos em boas condições para receber. E é uma honra muito grande receber esses atletas do mais alto nível que, além disso, vão contribuir com o esporte nacional também em função da convivência que eles vão proporcionar para os nossos militares, para os nossos atletas.
Repórter Carolina Rocha: O ministro da Defesa, Raul Jungmann, falou sobre as ações de segurança voltadas para os Jogos do Rio de Janeiro e confirmou que a Força Nacional vai ter um aporte de 9 mil homens.
Ministro da Defesa - Raul Jungmann: Hoje pela manhã eu tive a notícia, a boa notícia que governo de São Paulo está disponibilizando 2 mil homens, portanto, nós vamos estar completos em termos das nossas necessidades da Força Nacional, que, inclusive, fará a segurança interna dos jogos.
Repórter Carolina Rocha: O ministro ainda afirmou que até agora não há previsão de ocupação de favelas durante os Jogos pelas Forças Armadas
Ministro da Defesa - Raul Jungmann: Nós não identificamos hoje nenhum, digamos, necessidade adicional de que isso venha a acontecer. Porém, em qualquer necessidade adicional cabe ao governador entrar em contato com o Sr. Presidente da República, e aí, então, qualquer que seja a decisão estamos prontos para cumprir e bem.
Repórter Carolina Rocha: O ministro da Defesa também confirmou que as Forças Armadas vão destacar 38 mil militares para as ações de defesa durante os Jogos do Rio. Reportagem, Carolina Rocha.
"Somos Todos Brasil - Revezamento da Tocha".
Helen: E hoje a tocha olímpica chegou na Bahia. A primeira cidade do estado no roteiro foi Teixeira de Freitas.
Luciano: Por lá o símbolo olímpico foi carregado por atletas e também por pessoas envolvidas com o esporte. É caso de Amadeu Ferreira, ele tem 74 anos e mais de 30 anos dedicados a um programa esportivo em uma rádio da cidade.
Ex-atleta - Amadeu Ferreira: É uma das homenagens que eu recebi de garantia valia, uma homenageio que tem... é de valor indescritível, uma homenagem realmente maravilhosa. Me emocionei bastante. É o maior evento esportivo do universo, não é um campeonato de futebol, não é uma Copa do Mundo, não é um campeonato brasileiro, é uma Olímpica onde congrega todas as modalidades esportivas. É um evento extraordinário que pela primeira vez se realiza na América Latina, importantíssimo para o crescimento do nosso país.
Helen: Amanhã a tocha continua viajando pela Bahia, passa por Eunápolis, Itapetinga e Vitória da Conquista.
Luciano: Sete e vinte um.
Helen: Luz amarela, a cada ano cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. O dado é do Ministério da Saúde.
Luciano: Em maio, mês que a ONU decretou a Década de Ações Para a Segurança No Trânsito, para reduzir 50% dos acidentes do mundo, o movimento Maio Amarelo quer chamar a atenção para esse alto índice de mortos e feridos no trânsito.
Helen: No Brasil as ações de conscientização como palestras e orientações são apoiadas pela Polícia Rodoviária Federal.
Repórter Natália Melo: A legislação de trânsito também estabelece deveres para os pedestres. A dona de casa, Rosa Diniz, afirma que respeita a lei.
Dona de casa - Rosa Diniz: Eu presto atenção na hora de atravessar. Naquelas que não têm sinal, eu peço permissão para atravessar.
Repórter Natália Melo: Já o técnico de laboratório Davi de Mello... por que é que você resolveu atravessar aqui fora da sinalização?
Técnico de laboratório - Davi de Mello: É a pressa mesmo, porque eu tenho que voltar ao trabalho. Mas agora eu vou pegar a dica e vou atravessar lá.
Repórter Natália Melo: Para o cozinheiro Wesley Arruda, que anda de bicicleta, o respeito tem de vir de todos os lados.
Cozinheiro - Wesley Arruda: O ciclista sabe o que tem que fazer e o motorista também sabe, não é? Quando tem um ciclista manter pelo menos a distância de um metro e meio, esperar a pessoa passar.
Repórter Natália Melo: E o motorista, o que faz para cumprir a legislação? O taxista Josias Anselmo alerta para a importância de estar sempre atento ao trânsito.
Taxista - Josias Anselmo: Eu saio de casa, como profissional do trânsito, para dirigir. Acho que o fator principal chama-se atenção.
Repórter Natália Melo: Pedestre, ciclista e motorista, cada um precisa fazer a sua parte por um trânsito mais responsável e é essa a proposta do programa Maio Amarelo, uma ação que reúne governo e sociedade civil para promover nos cidadãos uma mudança da atitude. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Teógenes Abreu, fala sobre o movimento.
Inspetor da Polícia Rodoviária Federal - Teógenes Abreu: Foi no 11 de maio de 2009 que a Convenção Internacional da ONU, com todos os seus países membros, elegeu 2011 a 2020 como a década de redução de 50% dos acidentes graves e mortes em todo o mundo. Então, por isso o maio. E o amarelo porque o amarelo é a cor da placa de advertência, que lhe adverte dos riscos nas rodovias, nas estradas e nas ruas.
Repórter Natália Melo: Com o apoio da PRF e do Departamento Nacional de Trânsito, o Maio Amarelo realiza ações preventivas como palestras e divulgação de material educativo. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal afirma que muitos acidentes acontecem por falta de atenção.
Inspetor da Polícia Rodoviária Federal - Teógenes Abreu: Tem condutor que acha que dá ao mesmo tempo para atender celular e dirigir. Gente, isso é de uma insanidade completa.
Repórter Natália Melo: No Brasil o assunto é considerado pelas autoridades um problema de saúde pública. Reportagem, Natália Melo.
Luciano: E atenção estudantes deste todo o país, termina amanhã às 23h59 o prazo para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio.
Helen: Até agora já são mais de 6 milhões de inscritos.
Luciano: É bom lembrar que quem está concluindo o Ensino Médio neste ano e estuda em escola pública está isento da taxa de inscrição.
Helen: Agora, quem não pagar a taxa e não comparecer para as provas perde o benefício na próxima edição.
Luciano: A inscrição é feita pela internet no endereço: enem.inep.gov.br. E o valor é do R$68.
Helen: Você ouviu hoje na Voz do Brasil.
Luciano: Inaugurado novo espaço no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A obra realizada em parceria com a iniciativa privada é o caminho que o governo quer incentivar para vencer o desemprego.
Helen: Outro objetivo é equilibrar as contas para retomar o crescimento. A nova meta fiscal será apresentada na segunda-feira pelo planejamento.
Luciano: Presidente Michel Temer recebe bancada feminina da Câmara e fala sobre a presença de mulheres nas decisões do governo.
Helen: Anunciado o novo nome do presidente da Petrobras. Pedro Parente é engenheiro e foi ministro no governo Fernando Henrique.
Luciano: Este foi o noticiário do Poder Executivo, uma realização da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Helen: Produção: EBC Serviços.
Luciano: Quer saber mais sobre o Governo Federal? Assista à TV NBR e acesse: www.brasil.gov.br. Boa noite.
Helen: Fique agora com as notícias do Poder Judiciário e do Congresso Nacional. Uma boa noite para você e até amanhã.