30/04/2013 - A Voz do Brasil
30/04/2013 - A Voz do Brasil
Mais de 100 mil funcionários dos Correios serão capacitados pelo Ministério da Saúde para ajudar na prevenção à Aids. O Brasil é um dos primeiros países a países a envolver o setor na iniciativa, liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Receita Federal divulgou nesta terça-feira (30) o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda deste ano. O primeiro lote está previsto para 17 de junho. O prazo para enviar a declaração termina às 23h59 de hoje e quem não cumprir pode pagar multa. Começam a valer hoje os novos procedimentos para supervisionar estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) em situação irregular. O Ministério da Educação fará a investigação por meio de denúncias anônimas e do cruzamento de informações dos cadastros. Quem estiver em situação irregular será notificado por escrito e terá 10 dias para comprovar sua regularidade. Caso contrário poderá ter a bolsa suspensa. Tudo isso você ouviu hoje na Voz do Brasil.
voz-30-de-abril.mp3
Duração:
Publicado em 09/12/2016 18:23
A VOZ DO BRASIL – 30.04.2013
Apresentadora Kátia Sartório: Correios na luta contra a Aids no Brasil. Mais de 100 mil funcionários vão ser capacitados para atuar na prevenção da doença.
Apresentador Luciano Seixas: Instituições do primeiro lote do Imposto de Renda vão ser pagas no dia 17 de junho.
Kátia: Bolsistas do Programa Universidade para Todos em situação irregular vão ser supervisionados pelo MEC.
Luciano: Terça-feira, 30 de abril de 2013.
Kátia: Está no ar a sua voz.
Luciano: A nossa voz.
Kátia: A Voz do Brasil.
Luciano: Boa noite! Aqui, no estúdio da Voz do Brasil, na EBC Serviços, eu, Luciano Seixas, e Kátia Sartório.
Kátia: Olá, boa noite! Estamos também ao vivo, em vídeo, pela internet.
Luciano: Acesse agora, em www.ebcservicos.com.br/avozdobrasil.
Kátia: A Organização das Nações Unidas, ONU, coordena uma ação de combate à Aids que envolve mais de 600 mil agências dos Correios em todo o mundo com a meta de eliminar a transmissão do vírus HIV.
Luciano: E o Brasil é um dos primeiros países do mundo a começar uma campanha de prevenção à Aids pelos Correios.
Kátia: A campanha foi lançada hoje, pelo Ministério da Saúde, e vai envolver 117 mil funcionários dos Correios em todo o país. Cleide Lopes tem as informações.
Repórter Cleide Lopes (Brasília-DF): O Brasil é um dos sete países escolhidos para fazer parte da campanha. Entre eles, os países da África, Mali, Nigéria, Camarões e Burkina Faso, além de China e Estônia. As agências dos Correios são pontos estratégicos para a distribuição de material informativo sobre a prevenção da doença. A segunda fase da campanha será concentrada em três regiões do Brasil: sul, norte e nordeste. Na região Sul, o foco será em Porto Alegre. Isto porque a capital gaúcha registra o maior índice da doença. De acordo com o coordenador do programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids no Brasil, Pedro Chequer, os números preocupam.
Coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids no Brasil - Pedro Chequer: Nós temos nessa fase o Alto Solimões, alguns municípios aonde a ONU tem atuação, temos Salvador, capital, temos algumas cidades da Bahia, como Ilhéus, Itabuna e... de Vitória, e temos uma particular preocupação com Porto Alegre. Nós acabamos de vir de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde e a prefeitura, fizemos o seminário para discutir a situação da Aids em Porto Alegre e verificamos uma situação bastante particular e emergencial.
Repórter Cleide Lopes (Brasília-DF): A campanha prevê, ainda, a distribuição de cartilhas sobre a doença e a ampliação do acesso ao teste para detectar o vírus HIV, como explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa: A pessoa que tem vida sexual ativa e que, de alguma maneira, se expôs ao risco de contaminação deve conhecer a sua condição, fazendo o teste de HIV. É gratuito, é rápido, e a pessoa pode, a partir daí, tomar... Receber acolhimento, se tratar, se estiver infectada, ou continuar com as vias de prevenção, caso esteja sem o vírus.
Repórter Cleide Lopes (Brasília-DF): Para repassar informações e orientar melhor a população sobre como se prevenir da Aids, os funcionários dos Correios vão ser capacitados em relação à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como explica o vice-presidente de Gestão dos Correios, Larry Almeida.
Vice-Presidente de Gestão dos Correios - Larry Almeida: Nós teremos todo um trabalho de aporte educacional, através de cartilhas, através do site e treinamento. Então, eles terão todo esse trabalho de educação para que, realmente, eles atuem junto às suas famílias, junto às suas comunidades e também junto à sociedade.
Repórter Cleide Lopes (Brasília-DF): Mais informações sobre a campanha Correios contra a Aids podem ser acessadas na internet, no endereço www.correioscontraaaids.org.br. De Brasília, Cleide Lopes.
Luciano: Combater o excesso de peso entre os adultos. Esse é o objetivo do Programa Peso Saudável, lançado pelo Ministério da Saúde.
Kátia: A iniciativa vai ser desenvolvida no ambiente de trabalho, por meio de um programa de computador que auxilia os trabalhadores a controlarem as variações de peso.
Luciano: O software vai ser disponibilizado de graça para empresas públicas e privadas. Taíssa Dias explica como funciona.
Repórter Taíssa Dias (Brasília-DF): A ideia é que os funcionários criem o hábito de observar o ganho ou a perda de peso. O ambiente de trabalho foi escolhido por ser um local onde boa parte dos trabalhadores faz pelo menos uma das refeições e por incentivar a troca de informações entre colegas. O software também oferece recomendações práticas de alimentação saudável e atividade física. É o que explica a coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.
Coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - Patrícia Jaime: Durante o período de um ano, esse trabalhador que aderir ao Programa Peso Saudável, ele irá informar uma vez ao mês o seu peso e o aplicativo dará uma avaliação sobre a variação do peso desse indivíduo, se essa é uma variação saudável ou não. E, considerando essa variação, ele receberá orientações em relação à alimentação saudável e à atividade física.
Repórter Taíssa Dias (Brasília-DF): O software criado para o Programa Peso Saudável vai ser disponibilizado de graça para empresas públicas e privadas. O funcionário que participar vai receber por e-mail os dados sobre a evolução do peso, orientações de dieta e sugestões de atividades físicas. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa vai ajudar a evitar o aumento da obesidade no país.
Ministro da Saúde - Alexandre Padilha: Nós sabemos que o Brasil não chegou ainda em patamares de outros países, como os Estados Unidos, como a Argentina, como o Chile, em relação ao problema da obesidade, do excesso de peso enquanto problema de saúde pública. Se a gente não agir agora, nós chegaremos num período mais rápido do que eles chegaram. Então, agora é o momento.
Repórter Taíssa Dias (Brasília-DF): As instituições que quiserem implantar o Programa Peso Saudável no ambiente de trabalho devem acessar o software a partir desta quarta-feira, dia 1º de maio. O endereço é dab.saude.gov.br/pesosaudavel. De Brasília, Taíssa Dias.
Kátia: E o assunto ainda é alimentação, Luciano. Carne vermelha, manteiga, carne de porco, bacon e gema de ovo... Todos esses alimentos têm um tipo de gordura que, se consumida em grande quantidade, pode aumentar o nível de colesterol. São as gorduras saturadas, também chamadas de gorduras ruins.
Luciano: Mas também existe, Kátia, um tipo de gordura que faz bem à saúde. A gordura insaturada. É apontada pelos médicos e nutricionistas como uma gordura saudável, como os ômegas 3, 6 e 9, que reduzem o nível de colesterol no sangue e melhoram a circulação sanguínea.
Kátia: E o Ministério da Saúde alerta para os perigos e também os benefícios das gorduras. Vamos saber mais na reportagem de Graziela Mendonça.
Repórter Graziela Mendonça (Brasília-DF): A gordura está presente em vários alimentos que fazem parte da mesa do brasileiro, como carnes, leites, queijos, frutas e pães. Geralmente, ela é considerada a vilã da dieta, mas nem todas as formas de gordura são prejudiciais à saúde. Existem as chamadas gorduras saudáveis, que fazem bem para o organismo e podem ajudar, por exemplo, a controlar o colesterol, como conta a nutricionista Marcelli Vieira.
Nutricionista - Marcelli Vieira: A gordura saudável, principalmente que tem do ômega 3, ômega 6, ômega 9... Então, o ômega 3, geralmente, em peixes, em algas e linhaça, algumas sementes, como a semente de linhaça; o ômega 6 também temos em algumas castanhas e algumas sementes também, como semente de girassol, semente de gergelim, e o ômega 9, que é também uma gordura essencial, que existe no azeite de oliva, no óleo de soja. Então, esses três ômegas, principalmente, nós devemos incluir na nossa alimentação.
Repórter Graziela Mendonça (Brasília-DF): A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, alerta que é preciso escolher os alimentos com cuidado, evitando as gorduras ruins.
Coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - Patrícia Jaime: Lembrando que a gordura, ela pode ter efeitos positivos no nosso organismo. Então, mantenha sempre opção por preparações que leve uma quantidade de gordura vegetal na preparação de pratos como arroz, o feijão, o legume. Tempere a salada com azeite de oliva, mas numa quantidade pequena, e faça opção por frutas, que são sempre uma opção saudável na dieta.
Repórter Graziela Mendonça (Brasília-DF): A preocupação com a escolha dos alimentos já é rotina para Benildes Oliveira. Ela conta que controla a alimentação e evita as gorduras ruins.
Entrevistada - Benildes Oliveira: Somente legumes, verduras, arroz integral, tudo sem gordura, e ainda complemento com azeite de oliva na hora de almoçar, mas alimentos gordurosos eu não costumo utilizar.
Repórter Graziela Mendonça (Brasília-DF): Para mais informações sobre alimentação saudável, acesse o portal de nutrição do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br/nutricao. De Brasília, Graziela Mendonça.
Kátia: Sete e dez.
Luciano: Divulgado hoje o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda deste ano.
Kátia: Quem ainda não enviou a declaração tem só até o final do dia de hoje para enviar, Luciano.
Luciano: Vamos agora ao Ministério da Fazenda, onde está a repórter Isabela Azevedo, com mais informações ao vivo. Boa noite, Isabela.
Repórter Isabela Azevedo (ao vivo): Olá. Boa noite, Luciano. Boa noite aos ouvintes da Voz do Brasil. O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda vai ser liberado no dia 17 de junho. Tem prioridade no recebimento pessoas com mais de 65 anos, com deficiência ou que tenham doenças graves. Serão sete lotes de restituição, um liberado por mês, até dezembro. Segundo o último balanço divulgado pela Receita Federal, às cinco e meia da tarde, cerca de 25 milhões de contribuintes informaram seus rendimentos. E a expectativa é de que esse quantitativo chegue a 26 milhões de declarações até o final do dia, pelo menos 700 mil a mais do que o recebido no ano passado. Nesse último dia para acertar as contas com o Leão, a Receita está recebendo uma média de 250 mil declarações por hora. Vale lembrar que o prazo para declarar o Imposto de Renda vai até às 11h59 desta noite. E a Receita informa que o sistema está funcionando normalmente, o sistema pela internet, basta baixar os programas no site da Receita Federal, que é o www.receita.gov.br. Quem perder o prazo pode declarar a partir do dia 02 de maio, pagando multa, que varia de R$165,74 até 20% do valor do imposto devido. Luciano.
Luciano: Obrigado, Isabela Azevedo, pelas informações, ao vivo, aqui na Voz do Brasil.
Kátia: A partir de hoje, começam a valer novos procedimentos para supervisionar irregularidades nas bolsas do Programa Universidade para Todos, o Prouni.
Luciano: A supervisão vai ser feita pelo MEC, por meio de cruzamento de informações dos cadastros dos bolsistas e também quando houver denúncias. A identidade do denunciante pode ser mantida em sigilo.
Kátia: O estudante em supervisão será notificado por escrito e terá dez dias para apresentar os documentos que comprovem a sua regularidade.
Luciano: A bolsa será encerrada caso o bolsista que for notificado não comparecer à instituição ou não apresentar a documentação no prazo estabelecido.
Kátia: Os novos procedimentos foram publicados hoje, no Diário Oficial da União.
Luciano: O Prouni foi criado em 2004 e concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior.
Kátia: Licença-maternidade e paternidade, 13º salário, férias anuais, seguro-desemprego e aposentadoria - todos esses direitos estão previstos na CLT, que é a Consolidação das Leis do Trabalho.
Luciano: E amanhã, Dia do Trabalho, a CLT completa 70 anos. E, para atender às necessidades do trabalhador, o documento já passou por algumas modificações e conta hoje com mais de 900 artigos.
Repórter Patrícia Scarpin (Brasília-DF): Carteira de trabalho. O documento representa a conquista de um emprego. E, a partir do momento em que é assinada pelo empregador, o trabalhador passa a ter uma série de direitos e deveres, que só foram conquistados a partir da criação da CLT, como conta o secretário de Organização Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores, Roberto Miguel.
Secretário de Organização Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores - Roberto Miguel: A CLT é um instrumento muito importante de direito dos trabalhadores. É consolidação. Ou seja, ela garante direito que alguns sindicatos livres, antes de 43, já haviam conseguido. Mas a grande virtude dela é universalizar esses direitos, é passar esse direito para todos os trabalhadores. Então, ela tem esse peso, essa importância muito grande.
Repórter Patrícia Scarpin (Brasília-DF): O gerente comercial Vitor Hugo Santana Oliveira sabe bem o que é poder usufruir desses direitos. Pai de duas meninas, Vitor tirou licença-paternidade para acompanhar os primeiros dias de vida das duas filhas. Com a família maior, ele quer agora usar outro direito garantido pela CLT, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para comprar a casa própria.
Gerente Comercial - Vitor Hugo Santana Oliveira: O FGTS é muito importante, hoje, para o trabalhador, né? Então, eu mesmo já tenho planos para que, nesse mês de maio, utilizar o meu FGTS, ou total ou parcialmente, né, para a aquisição de um imóvel, de uma casa própria.
Repórter Patrícia Scarpin (Brasília-DF): A CLT tem mais de 900 artigos que tratam dos direitos e deveres dos trabalhadores. Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, apesar de existir há 70 anos, a Consolidação das Leis do Trabalho continua atual.
Ministro do Trabalho e Emprego - Manoel Dias: A CLT ainda é o principal marco do trabalho no Brasil. Ela está aberta à discussão, estamos discutindo, todo o tempo se faz inovações, se resolve problemas. O Ministério do Trabalho é prova disso, quando estabeleceu as comissões paritárias e igualitárias... Mais recente é a norma reguladora dos frigoríficos. Desde 2004, patrões e empregados reunidos, discutiram, aprovaram e, por unanimidade, estabeleceram novas normas reguladoras do trabalho nesta área.
Repórter Patrícia Scarpin (Brasília-DF): A CLT está disponível na internet. O endereço é www.brasil.gov.br. Na página, procure pela área “Direitos do Trabalhador”. Com a colaboração de Leandro Alarcon, de Brasília, Patrícia Scarpin.
Kátia: Em visita às obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, informou que quer montar um grupo de acompanhamento de obras e disse não ter a menor dúvida de que as obras ficarão prontas no prazo estipulado.
Luciano: De acordo com o ministro, que vistoriou um edifício-garagem e o novo terminal de passageiros no aeroporto de Guarulhos, esse grupo de acompanhamento vai reunir informações, além das já passadas pelos consórcios e empreiteiras, responsáveis pelas obras dos aeroportos brasileiros, para que os contratos sejam rigorosamente cumpridos.
Repórter Leonardo Meira (São Paulo-SP): O movimento intenso é cada vez mais comum nos aeroportos brasileiros. Obras de infraestrutura se espalham pelo país. O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, vistoriou as ampliações no Aeroporto de Guarulhos, que incluem um novo terminal de passageiros e um edifício garagem.
Ministro da Secretaria de Aviação Civil - Moreira Franco: A grande preocupação que nós temos é o cumprimento do cronograma. Nós estamos sendo pressionados, não só pelos grandes eventos, mas, sobretudo, pelo aumento da quantidade de usuários do sistema aeroportuário brasileiro... Nós temos a obrigação de garantir a esses usuários qualidade...
Repórter Leonardo Meira (São Paulo-SP): O Terminal de Passageiros 3 vai ficar pronto em maio de 2014, antes da Copa do Mundo, e vai ter capacidade para 12 milhões de passageiros por ano. A previsão é de que só no ano que vem todos os terminais do aeroporto de Guarulhos vão receber cerca de 45 milhões de passageiros, um aumento de 37% com relação aos números de 2012. O presidente do consórcio que administra o aeroporto, Antonio Miguel Marques, detalha a previsão para os próximos anos.
Presidente do Consórcio - Antonio Miguel Marques: Este terminal, ele adiciona, de imediato, 12,5 milhões de passageiros/ano de capacidade e, em seguida, ele vai ser duplicado entre a Copa do Mundo e a Olimpíada, subindo para 25 milhões de passageiro/ano. Lembrando que Guarulhos opera hoje com os seus três terminais, com o 1, o 2 e o 4, com cerca de 35 milhões de passageiros/ano.
Repórter Leonardo Meira (São Paulo-SP): O edifício-garagem vai ser inaugurado no final de maio deste ano. Os 2.600 novos postos de estacionamento vão aumentar para 7.500 o número total de vagas disponíveis. De São Paulo, Leonardo Meira.
Luciano: Sete e dezoito.
>> “Embrapa, 40 anos”.
Kátia: A natureza tem muito mais a oferecer do que beleza e exuberância. Das algas marinhas, por exemplo, é possível produzir biodiesel.
Luciano: Da fibra do coco, Kátia, os cientistas criam revestimentos para veículos, placas, entre vários outros produtos.
Kátia: Pois é, Luciano. Esses são só alguns exemplos de como é importante investir em pesquisa para aproveitar a diversidade de espécies brasileiras.
Luciano: Tudo isso com tecnologia e sem destruir nossos recursos naturais. Esse é um dos objetivos do trabalho da Embrapa aqui no Brasil.
Repórter Isabela Azevedo (Fortaleza-CE): Agregar valor a recursos da biodiversidade é um dos esforços dos pesquisadores da Embrapa. O objetivo é estimular o crescimento econômico sem destruir a natureza. É o chamado desenvolvimento sustentável. Em Fortaleza, os laboratórios da Embrapa Agroindústria Tropical produzem tecnologias que permitem descobrir o potencial econômico de amostras vegetais. Um exemplo é a extração de óleos essenciais de plantas aromáticas. O pesquisador Flávio Pimentel explica que dessas substâncias podem surgir de perfumes até biopesticidas e medicamentos fitoterápicos.
Pesquisador - Flávio Pimentel: Muitas espécies da biodiversidade são desconhecidas e muitas delas podem ter um valor comercial, se tornar um novo nicho de mercado. Então, esse laboratório, ele tem uma contribuição grande nisso aí.
Repórter Isabela Azevedo (Fortaleza-CE): Outra forma de agregar valor a recursos naturais é investir em biomassa, ou seja, qualquer matéria orgânica com base renovável. Em muitos casos, a biomassa é aquilo que se joga fora depois do aproveitamento de parte de um recurso natural. A pesquisadora Morsyleide de Freitas dá o exemplo da carcaça de tilápia, que pode ser usada como matéria-prima para a criação de papel-filme, utilizado, por exemplo, para embalar alimentos.
Pesquisadora - Morsyleide de Freitas: Nós temos a filetagem da tilápia sobrando carcaças, cartilagem, cabeça de um modo geral. Isso é tratado nas máquinas chamadas CMS, esse resíduo da CMS, hoje, é objeto de estudo aqui dessa unidade, em parceria com departamentos da universidade, no sentido de extrair colágeno, gelatina, para elaborar filmes, que podem inclusive voltar como aplicação para a própria indústria do pescado.
Repórter Isabela Azevedo (Fortaleza-CE): A biomassa também é fonte de matéria-prima de um produto essencial para o setor de transportes, os combustíveis. Ou melhor, os biocombustíveis. Na Embrapa Agroenergia, em Brasília, os pesquisadores desenvolvem tecnologia para a criação de biodiesel e etanol. É o que detalha o chefe da Embrapa Agroenergia, Manoel Souza.
Chefe da Embrapa Agroenergia - Manoel Souza: Hoje, no Brasil, são dois tipos de energia. De um lado, você tem os biocombustíveis. Um exemplo da cana é a produção do etanol. O exemplo da soja é a produção do biodiesel. Por outro lado, você tem a produção de bioeletricidade. O bagaço da cana pode ser queimado para gerar essa bioeletricidade, que é, então, utilizada no país como eletricidade.
Repórter Isabela Azevedo (Fortaleza-CE): O Brasil possui 1/4 da biodiversidade mundial, e muitas das espécies encontradas aqui ainda não foram identificadas. São mistérios da natureza que a pesquisa pretende desvendar, processar e gerar crescimento para o país. De Fortaleza, Isabela Azevedo.
Kátia: Na próxima reportagem, vamos conhecer um projeto da Embrapa que leva educação a produtores do semiárido brasileiro.
Luciano: A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje a parceria com estados e municípios para obras de mobilidade urbana em todo o Brasil, com investimentos de R$ 58,8 bilhões.
Kátia: A ideia é que os recursos sejam destinados à implementação de sistemas de transporte público coletivo nos grandes centros urbanos para melhorar a qualidade do transporte e diminuir o tempo de deslocamento e aumentar a qualidade de vida nas grandes cidades.
Luciano: A presidenta Dilma explicou que, no PAC Modalidade Grandes Cidades, lançado em 2011, estão sendo investidos R$ 32,7 bilhões, em 51 municípios com mais de 700 mil habitantes, onde vivem mais de 53 milhões de brasileiros.
Kátia: Dilma Rousseff disse que, com os recursos, serão construídos sete metrôs, cinco sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos - VLT, aeromóvel e monotrilho, além de 28 corredores de ônibus.
Luciano: O anúncio foi feito na coluna “Conversa com a Presidenta” de hoje. Quem perguntou sobre o assunto foi Sandra Helena Gonzaga Pedroso, professora no Rio de Janeiro.
Kátia: Especificamente para o estado do Rio de Janeiro, a presidenta Dilma disse que podem ser destacadas grandes obras, como o BRT do Corredor Transcarioca, que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto do Galeão, o VLT, que vai ligar o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária Novo Rio, e o BRT Transbrasil, que ligará a Baixada Fluminense ao centro.
Luciano: A coluna “Conversa com a Presidenta” é publicada toda semana em vários jornais do país e também no Blog do Planalto, em blog.planalto.gov.br.
Kátia: Quem quer mandar perguntas para a presidenta Dilma deve enviar e-mail para regional.imprensa@presidencia.gov.br.
Luciano: Prorrogado o prazo de apresentação de pré-projetos para apoio à agroindustrialização, à comercialização e às atividades solidárias em assentamentos da reforma agrária.
Kátia: Os interessados em concorrer podem enviar suas solicitações pelo site do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, Incra, até o dia 15 de maio.
Luciano: O endereço é www.incra.gov.br.
Kátia: As cidades que vão receber jogos da Copa das Confederações já contam com os serviços de tecnologia 4G para celulares e outros equipamentos móveis.
Luciano: A tecnologia 4G de telefonia móvel permite conexões à internet com velocidade até dez vezes superior às redes atuais.
Kátia: As cidades com serviço disponível são Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Luciano: Para ter acesso à nova tecnologia, é preciso ter aparelhos celulares compatíveis com o 4G.
Kátia: Um acordo do governo com as empresas de telefonia vai garantir também a cobertura de internet dentro dos estádios para os torcedores.
Luciano: Você ouviu hoje, na Voz do Brasil.
Kátia: Correios na luta contra a Aids. No Brasil, mais de 100 mil funcionários vão ser capacitados para atuar na prevenção da doença.
Luciano: Restituições do primeiro lote do Imposto de Renda vão ser pagas no dia 17 de junho.
Kátia: Esse foi o noticiário do Poder Executivo, uma produção da equipe de Jornalismo da EBC Serviços.
Luciano: E atenção: amanhã, dia 1º de maio, feriado, não haverá veiculação da Voz do Brasil.
Kátia: Nós voltamos na quinta-feira. Uma boa-noite.
Luciano: Fique agora com as notícias do Poder Judiciário e do Congresso Nacional. Boa noite, bom feriado e até quinta.