Lula diz que é preciso ajudar países pobres a combater a fome e a miséria
Lula diz que é preciso ajudar países pobres a combater a fome e a miséria
181.2009-10-06.4119758256.mp3
Duração:
Publicado em 14/12/2016 11:00
'Luiz Fara Monteiro: Olá amigos em todo o Brasil, começa agora mais uma edição do Café com o Presidente, programa de rádio semanal do presidente Lula. Está bom o café aí, presidente, que o senhor está tomando?
Presidente Lula: O café tá bom, Luiz, e eu espero que daqui a pouco venha um cafezinho quente prá gente começar a segunda-feira bem.
Luiz Fara Monteiro: Presidente, o senhor esteve na Guatemala e na ONU, em Nova Iorque, na semana passada. Mais uma vez, o senhor falou sobre o combate à fome e o senhor vem defendendo maior participação dos países ricos nas ações de redução de pobreza no mundo. Vai ser difícil cumprir até 2015 o acordo mundial de redução da miséria, os chamados Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, presidente?
Presidente Lula: Luiz, primeiro deixa eu cumprimentar os nossos ouvintes e dizer que essa viagem que eu fiz na Guatemala, para uma reunião com os presidentes dos países da América Central, foi muito importante porque fui lá para discutir a questão do combate à fome e à miséria no mundo e a partir da experiência do Brasil, contar para eles o sucesso que nós estamos tendo nas políticas públicas de combate à fome mas, sobretudo, descobrir uma necessidade que aqueles países têm de manter uma relação com o Brasil porque são todos eles muito dependentes dos Estados Unidos, eles querem que o Brasil faça parceria com eles para produzir álcool, para que eles possam utilizar carro, numa demonstração de que o Brasil está sendo levado muito a sério nas suas relações internacionais. Ao contrário do que dizem alguns pessimistas da política internacional brasileira, eu acredito que o Brasil nunca esteve em uma situação tão favorável do ponto de vista das suas relações com os países do mundo inteiro. Luiz, o que estamos percebendo é que o número de famintos no mundo tem aumentado, apesar da decisão de quase 190 países, sabe, determinarem que era preciso diminuir a miséria nos próximos 15 anos.
Agora, o que nós precisamos é constituir uma forma de ajudar os países bem pobres, aqueles que não têm condições mesmo de nada, por exemplo, o Haiti, por exemplo países da áfrica que nós temos que ajudar, alguns que são muito pobres, tenho afirmado todos os dias, todas as horas, quando findar o meu mandato eu quero mostrar, não apenas ao povo brasileiro, mas quero mostrar ao mundo o que foi feito no Brasil para combater a fome. A gente poderia pegar o Bolsa Família, a gente poderia pegar o Microcrédito, a compra de leite, a gente pode pegar a compra dos produtos da agricultura familiar, sobretudo nos lugares mais pobres do Brasil.
Luiz Fara Monteiro: Presidente, programas sociais como esses que o senhor está citando ajudam países como o Brasil a alcançar as metas do milênio prá diminuir a miséria no mundo. Não é isso?
Presidente Lula: No Brasil, a gente tem uma vantagem a mais porque estamos gerando uma média de empregos acima de 105 mil empregos novos por mês. Essa é a melhor forma de você combater a fome no mundo, é você fazer a economia crescer, gerar empregos, emprego gera renda, essa renda gera compras no comércio, a compra no comércio gera novos empregos, a indústria cresce, o comércio cresce. é com essa lógica que nós estamos fazendo a nossa política externa, divulgando o que fazemos sobre a fome, mas também divulgamos aquilo que o Brasil pode oferecer de( tirar esse de) oportunidades a quem queira investir.
Luiz Fara Monteiro: A gente está falando aqui de objetivos do milênio. Vale a pena lembrar que é um acordo firmado pelos países nas Nações Unidas prá diminuir a fome e a miséria no mundo. São ações como projetos de combate à fome, combate à mortalidade infantil, combate a doenças como aids, malária e outras, projetos de proteção da saúde da mulher, projetos que contribuam para o acesso das crianças à educação básica, igualdade entre homens e mulheres, geração de empregos, além da melhoria da qualidade de vida e de proteção ambiental. Bom, presidente, depois dessa lista aí de ações para ajudar pessoas no mundo inteiro, o seu governo criou um prêmio para reconhecer essas ações aqui no Brasil. Como
é que vai funcionar esse prêmio?
Presidente Lula: Luiz, o que nós queremos fazer, na verdade, é despertar na sociedade brasileira, nas prefeituras, nos governos de estados, nas igrejas, nos segmentos organizados da sociedade, nas ONGs, a idéia de que se cada um cumprir com uma tarefa para ajudar a gente a cumprir as metas do milênio, a gente pode ter um sucesso excepcional. Nós, então, vamos premiar, que é para as pessoas se sentirem motivadas a participar e, aí quem sabe, a gente possa, muito antes de 2015, como está previsto na decisão da ONU, atingir todas as metas do milênio, que seria um sucesso extraordinário para o povo brasileiro, para o governo brasileiro e para o Brasil como um todo.
Luiz Fara Monteiro: Obrigado, presidente. Um lembrete aos nossos ouvintes que as inscrições ao prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio vão até o dia 7 de outubro. O endereço para informações e retirada do formulário na internet é http://www.odmbrasil.org.br O Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. Até lá, presidente.
Presidente Lula: Até lá, Luiz. Finalmente, chegou o café quentinho. Eu não posso oferecer para todos que estão me ouvindo, mas eu peço licença para me despedir e tomar esse cafezinho quente.
Luiz Fara Monteiro: Então, na próxima segunda-feira, mais um café quentinho para você que nos ouve aqui no Café com o Presidente. Um abraço e até lá.