Governo federal lança programa Povos da Pesca Artesanal
Governo federal lança programa Povos da Pesca Artesanal
E mais: parceria com estados vai possibilitar contratação de mulheres vítimas de violência em órgãos públicos; Petrobras anuncia contratação de 2 mil aprovados no cadastro de reservas e novo processo seletivo até o final deste ano.
01-08-23 - E NOTICIA EM 2 MINUTOS - FILIPPIN.mp3
Duração: 2'27"
Publicado em 01/08/2023 15:23
O presidente Lula participa nesta terça-feira do lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal. O evento ocorre no Palácio do Planalto, em Brasília, às 4 horas da tarde.
O programa prevê investimento de pelo menos R$ 154 milhões, que devem beneficiar 630 mil pescadores e pescadoras em todo o país. As ações envolvem melhoria de condições de trabalho, valorização de tradições culturais ligadas à pesca, inclusão socioeconômica de pescadores, linhas de crédito e assistência técnica, além de bolsas de iniciação científica para jovens estudantes em estudos relacionados à pesca.
É a primeira vez que o Governo Federal lança uma política voltada exclusivamente a pescadoras e pescadores artesanais. Eles são aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por quase 60% do pescado produzido no país.
---------------------------------------------------------------
Governo Federal, Distrito Federal e Rio Grande do Norte assinam nesta terça-feira acordo de cooperação para que órgãos públicos exijam a contratação do mínimo de 8% de mão de obra constituída por mulheres vítimas de violência.
A exigência foi regulamenta este ano e está na Nova Lei de Licitações.
Para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o impacto da aplicação da lei será apoiar mulheres para a superação da sua situação de vulnerabilidade, criando condições para inseri-las no mundo do trabalho, promovendo autonomia econômica.
---------------------------------------------------------------
A Petrobras vai convocar 2.170 aprovados em dois concursos de níveis superior e técnico que estavam no cadastro de reserva. A companhia também anunciou novo processo seletivo público de nível técnico, até o final deste ano, com 458 vagas.
As medidas foram anunciadas pela Petrobras nessa segunda-feira (31).
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília.