Novo sistema de controle de carga importada é implantado em aeroportos

E mais: Técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária acompanham o embarque de mais de 21 mil bois vivos para a Turquia; Governo federal promove mutirão de emprego e capacitação em São Paulo.

Novo sistema de controle de carga importada é implantado em aeroportos

E mais: Técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária acompanham o embarque de mais de 21 mil bois vivos para a Turquia; Governo federal promove mutirão de emprego e capacitação em São Paulo.

01-08-23 - E NOTICIA EM 2 MINUTOS - LUCIANO SEIXAS VE.mp3

Duração: 2'28"

Publicado em 01/08/2023 15:07

 

Será implantado a partir desta quarta-feira, dia 2, o CCT Importação – Modal Aéreo, sistema inovador de controle de cargas que chegam ao país a partir de voos internacionais.

O serviço é uma iniciativa do Ministério da Fazenda, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Ministério de Portos e Aeroportos.

Com o uso de novas tecnologias, o sistema deve diminuir em até 80% o prazo médio de liberação das cargas nos aeroportos. Além disso, o tempo médio de despacho das mercadorias pode ser de apenas um dia, a partir de agora.

A Receita Federal estima que o CCT Importação gere uma economia de R$ 10 bilhões anuais.

********

Técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária acompanham durante toda esta semana o embarque de mais de 21 mil bois vivos para a Turquia.

Os animais estão sendo embarcados no Porto de São Sebastião, no litoral de São Paulo. Eles são da raça Brangus, formada pelo cruzamento do Aberdeen Angus com os zebuínos nelore, tabapuã e brahman.

Auditores fiscais federais e agentes de atividades agropecuárias acompanham o deslocamento dos animais muito antes do embarque, pois primeiro é preciso passar por um período de quarentena para o cumprimento das medidas sanitárias exigidas pelos país importador.

A viagem entre o Brasil e a Turquia pode durar de 18 a 20 dias.

********

O governo federal, promove, desde esta terça-feira até a sexta, dia 4, o 8º Mutirão Nacional do Emprego, na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, centro da cidade.

A iniciativa é uma parceria com a União Geral dos Trabalhadores, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a prefeitura e o governo estadual.

São 12 mil vagas, sendo a metade destinada ao primeiro emprego, em 140 empresas. O atendimento é feito das 7 da manhã até as 5 da tarde.

Também são oferecidos cursos rápidos de qualificação e profissionalização.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, acompanhou o primeiro dia do mutirão e destacou a importância da iniciativa por promover prestação de serviços, capacitação e chances de emprego.


Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília