AGU cria grupo de trabalho para atuar na defesa dos povos indígenas
AGU cria grupo de trabalho para atuar na defesa dos povos indígenas
E mais: FAB inicia segunda fase da Operação Escudo Yanomami, com abertura parcial do espaço aéreo da região norte do país; Antaq divulga, nesta quarta-feira (8), dados da movimentação portuária em 2022.
07-02-23 - É NOTICIA EM 2 MINUTOS - LADEMIR FILIPIN.mp3
Duração: 2'31''
Publicado em 07/02/2023 12:01
A AGU, Advocacia-Geral da União, instituiu, em portaria publicada nesta terça-feira (7), o Grupo Especial de Defesa dos Povos Indígenas. Integrada por representantes das principais unidades da AGU com atribuições relacionadas ao tema, a equipe terá como principal finalidade elaborar e uniformizar estratégias jurídicas em processos judiciais e de assessoramento jurídico.
Um dos focos do grupo será o acompanhamento de normas que determinam a adoção de medidas para proteger os indígenas e remover garimpos ilegais de territórios dos povos originários.
___________________________________
A FAB, Força Aérea Brasileira iniciou, nessa segunda-feira (6), a segunda fase da Operação Escudo Yanomami, que compreende a abertura parcial do espaço aéreo da região norte do país.
Foram criados três corredores de voo com intuito de possibilitar a saída coordenada e espontânea das pessoas não-indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo. Os corredores seguem ativados até 01h00 da próxima segunda-feira (13).
As aeronaves terão autorização de voo desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos.
As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.
__________________________
A ANTAQ, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, vai divulgar nesta quarta-feira (8), às 10h, os dados da movimentação anual portuária em 2022. Os números são um compilado do Painel Estatístico Aquaviário da Agência.
Haverá divulgação dos números das navegações e o volume de mercadorias movimentadas pelo país. Além disso, serão apresentados o balanço das fiscalizações e outorgas de empresas e instalações portuárias no último ano.