Presidente Lula divulga mensagem sobre Dia Mundial da Saúde
Presidente Lula divulga mensagem sobre Dia Mundial da Saúde
E mais: Fim das restrições da Rússia à importação de carne bovina brasileira em razão do caso de mal da vaca louca atípica; e muita chuva pode atingir parte das regiões Sul e Sudeste até o domingo de Páscoa (8). Alerta é do Inmet.
07-04-23 E NOTICIA EM 2 MINUTOS - RENATA MARTINS.mp3
Duração: 2'46"
Publicado em 07/04/2023 17:13
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou mensagem nesta sexta-feira sobre o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.
Na mensagem, o presidente destaca que o Brasil tem a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde, que assegura o acesso gratuito aos serviços por toda a população e fala das ações do governo federal para fortalecimento do SUS, como levar profissionais da saúde às periferias das grandes cidades e às distantes comunidades do interior brasileiro. Além de intensas campanhas para superar os problemas que ainda decorrem da pandemia do Covid-19, como filas acumuladas de consultas, exames e cirurgias eletivas e a queda dos índices de vacinação.
O presidente ainda enfatizou o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) na construção de políticas de saúde globais.
Lula conclui a mensagem renovando o compromisso do Brasil nos esforços para a construção de um mundo mais desenvolvido, justo e solidário, com saúde para todos.
------------------------------------------------------------
A Rússia anunciou nesta sexta-feira (7), o fim das restrições à carne bovina brasileira em razão do caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina, doença conhecida como “mal da vaca louca”, no Pará.
Outros países, como China e Filipinas do já haviam anunciado a retomada do comércio do produto.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a Rússia comprou cerca de 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas de carne bovina, ano passado.
------------------------------------------------------------
Muita chuva pode atingir parte das regiões Sul e Sudeste até o domingo de Páscoa (8). O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.
De acordo com o Instituto, entre sábado e domingo, as instabilidades aumentam entre o litoral norte de São Paulo e o leste do Rio de Janeiro, com possibilidade de acumulados superiores a 100 mm e chuvas ocasionais de intensidades variadas.
As chuvas continuam no restante do litoral paulista, com volumes significativos, também, na Baixada Santista. Pancadas de chuva de intensidade forte, em um período mais curto, também podem afetar a região sul de Minas Gerais e áreas de São Paulo e Rio de Janeiro.