Anvisa aprova ampliação de validade de vacina da Pfizer contra Covid
Anvisa aprova ampliação de validade de vacina da Pfizer contra Covid
E mais: Aeronave da FAB deve embarcar ainda hoje (9) ao Chile em missão humanitária para ajudar no combater os incêndios florestais; Brasil também envia missão humanitária à Turquia por causa dos terremotos que assolam o país.
091-02-23 - E NOTICIA EM 2 MINUTOS - ANA GABRIELA SALES - JF.mp3
Duração: 2'37''
Publicado em 09/02/2023 16:15
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o pedido da empresa Pfizer para a ampliação do prazo de validade das vacinas Comirnaty bivalentes contra a Covid-19, produzidas pela farmacêutica.
O prazo, que era de 12 meses, passa a ser de 18 meses. Segundo o Ministério da Saúde, os cuidados de conservação não sofreram alterações, mantendo-se a orientação prévia para armazenamento.
Segundo o ministério, a decisão levou em conta novos dados de estudos de estabilidade, que demonstraram não haver alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional de validade. Lotes adquiridos pelo Ministério da Saúde antes desta autorização podem ser utilizados, sem prejuízos ao Programa Nacional de Imunizações, conclui o ministério.
***********
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu enviar ao Chile missão humanitária para ajudar no combate aos incêndios florestais que atingem o país vizinho.
Uma aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) adaptada para a luta contra incêndios florestais, tem partida para o Chile prevista para a tarde desta quinta-feira (9). Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, outros componentes da missão humanitária brasileira seguirão para o Chile nos próximos dias.
A estimativa, de acordo com o Itamaraty, é de que haja mais de 300 focos de incêndio, com 40 mil hectares queimados, além do registro de 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas no Chile.
******************
O Brasil também anunciou o envio de missão humanitária à Turquia por causa dos terremotos que assolam o país desde a madrugada de segunda-feira (6).
Diferentes regiões da Turquia e da Síria foram afetadas. Ao todo, embarcam na operação de assistência humanitária 42 pessoas, entre especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais pessoal médico e de defesa civil.
Também serão enviadas seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e para sustentar as equipes durante os trabalhos e quatro cães farejadores para ajudar na localização das vítimas do abalo sísmico. O Ministério da Saúde doou ainda três “kits calamidade” que contêm, cada um, 250 kg de medicamentos e itens emergenciais para a Turquia.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Gabriella Sales.