Índice de atividades turísticas apresenta crescimento em maio
Índice de atividades turísticas apresenta crescimento em maio
E mais: Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 segue para sanção presidencial com valor do salário mínimo em R$ 1.294 ; Polícia Federal e Ibama deflagram operação contra uso e comercialização de anilhas falsas para regularização de pássaros.
13-07-22 - É NOTICIA EM 2 MINUTOS - ADALTO GOUVEIA -.mp3
Duração:
Publicado em 13/07/2022 17:59
O índice de atividades turísticas teve aumento de 2,6% em maio, na comparação com o mês de abril. Os dados foram divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor de turismo cresceu 45,6%.
Entre os 12 locais pesquisados, quatro tiveram aumento na comparação com o mês de abril. São eles: São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará. Já Goiás, Santa Catarina e Paraná foram os estados, entre os pesquisados, que apresentaram os menores índices.
///////////////////////////////////////
Segue para sanção presidencial, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023. A lei determina metas e prioridades para os gastos públicos do ano que vem. Além de parâmetros econômicos como a meta de inflação, PIB, salário mínimo, taxas de juros e de câmbio.
Segundo a LDO, a previsão do salário mínimo de 2023 é de R$1.294, corrigido pelo INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor previsto para este ano, que é de 6,7%. A inflação esperada para o próximo ano pelo IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é de 3,3%, com taxa Selic (taxa básica de juros) em 10%.
///////////////////////////////////
A Polícia Federal deflagrou, em Betim, Minas Gerais, a operação “FAKE WASHER I”, com apoio do Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A ação combate a utilização e comercialização de anilhas falsas utilizadas na regularização de pássaros.
Durante a diligência, foram encontrados pássaros silvestres sem anilhas ou com anilhas adulteradas. Os animais serão apreendidos e ficarão aos cuidados do IBAMA.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Adalto Gouveia.