Saúde destaca o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

E mais: Capes prorroga inscrições para o 2º Prêmio Talento Universitário; Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos soluciona crime de estupro ocorrido em Roraima, em 2019.

Saúde destaca o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

E mais: Capes prorroga inscrições para o 2º Prêmio Talento Universitário; Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos soluciona crime de estupro ocorrido em Roraima, em 2019.

15-02-22 - É NOTÍCIA EM 2 MINUTOS - MARIA VILHENA.mp3

Duração: 2'27"

Publicado em 15/02/2022 18:47

Hoje (15) é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, e o Ministério da Saúde chama a atenção para importância do papel dos pais e responsáveis no enfrentamento à doença.

A dica é ficar atento a qualquer sinal ou sintoma diferente nas crianças e adolescentes e, diante de qualquer anormalidade, levá-los ao médico para avaliação.

Dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, apontam que cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

O SUS, Sistema Único de Saúde, oferece o tratamento de forma integral e gratuita.

------
A Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, prorrogou para 21 de fevereiro o período de inscrições para o 2º Prêmio CAPES Talento Universitário.

São R$ 5 mil para cada um dos 1.000 estudantes com maiores notas.

Podem se inscrever candidatos que fizeram o Enem em 2019 ou 2020 e ingressaram na educação superior em 2021.

Os interessados têm até as 23h59 da próxima segunda-feira para acessar o site da premiação e participar. No dia 20 de março, será aplicada uma prova com 80 questões de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais. Os locais do exame serão divulgados a partir do dia 3 do mês que vem.

------

Mais um crime foi solucionado graças à Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e formada por bancos de dados das polícias civis estaduais.

Com o cruzamento de DNA, foi identificado um homem, cujo perfil genético fazia parte do banco do Instituto de Criminalística do Maranhão e estuprou uma mulher em Roraima, em 2019.

O acusado já responde a mais de 20 processos de diversas naturezas, incluindo estupro, no Maranhão.

A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos começou a operar em 2019 e tem mais de 130 mil perfis de condenados criminalmente, vestígios criminais, restos mortais não identificados, familiares de pessoas desaparecidas, dentre outros.


Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Maria Vilhena