Prévia da inflação oficial de agosto registra taxa negativa de 0,73%
Prévia da inflação oficial de agosto registra taxa negativa de 0,73%
E mais: Terceira fase da Operação Heterônimo prende três pessoas que fraudavam benefícios do INSS, na Bahia; Aberta consulta pública sobre delimitação da área do Porto de Santos.
24-08-22 - E NOTICIA EM 2 MINUTOS - LANA CRISTINA ve.mp3
Duração: 2'27"
Publicado em 24/08/2022 18:15
Influenciado pela queda nos preços dos combustíveis, em especial da gasolina e do etanol, e ainda da energia elétrica, o IPCA-15, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, ficou em -0,73% em agosto, após variação positiva de 0,13% em julho.
Segundo o IBGE, foi a menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em novembro de 1991. Os preços dos itens nas categorias Alimentação e bebidas, Saúde e cuidados pessoais, no entanto, continuaram subindo.
No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,02%. Nos últimos 12 meses, a variação ficou em 9,60%, abaixo dos 11,39% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
---------
A Polícia Federal prendeu, preventivamente, nesta quarta-feira (24), três pessoas, durante a terceira fase da operação Heterônimo, nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila, na Bahia.
As investigações constataram que houve a ação de uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários e identificaram que os fraudadores atuavam pelo menos desde 2016.
Eles criavam pessoas fictícias, usando documentação falsa e, depois, arregimentavam idosos para obter vantagens indevidas junto ao INSS e a instituições financeiras.
Nas três fases de operação, foi estimado um prejuízo superior a R$ 12 milhões de reais.
A ação teve início com prisões em flagrante, em junho de 2021. Com a desarticulação do grupo, foi gerada uma economia de aproximadamente R$ 22 milhões de reais, considerando a expectativa de sobrevida dos beneficiários.
-----------
Está aberto o prazo para que a sociedade envie contribuições sobre os limites da área do Porto de Santos, em São Paulo. É possível conhecer a proposta e se manifestar até 1º de setembro por meio do site gov.br/participamaisbrasil/revisao-area-porto-organizado-santos
A consulta pública está sendo coordenada pelo Ministério da Infraestrutura e tem o objetivo de permitir não só a participação da sociedade, mas também da comunidade portuária na delimitação da área e promover os ajustes necessários, antes da desestatização do Porto de Santos.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Lana Cristina