Lula anuncia retomada do PAC como grande programa de infraestrutura
Lula anuncia retomada do PAC como grande programa de infraestrutura
Comunicado foi feito em ato do Dia do Trabalhador, promovido pelas Centrais Sindicais no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, nesta segunda-feira (1º).
01-05-23 - E NOTICIA - LANA CRISTINA - PROGRAMA INFRAESTRUTURA - PAC - JF.mp3
Duração: 1'35"
Publicado em 01/05/2023 19:27
Ao discursar em ato do Dia do Trabalhador, promovido pelas Centrais Sindicais no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, nesta segunda-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo lança, ainda neste mês, amplo programa de infraestrutura, que funcionará nos moldes do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, que vigorou a partir de seu segundo mandato, em 2007.
Ao fazer um resumo das viagens que fez desde janeiro – a China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Estados Unidos –, o presidente destacou que o governo tem convidado empresários estrangeiros a fazerem investimentos no Brasil, mostrando a eles os grandes projetos que devem ser fazer parte do PAC.
Segundo Lula, será o maior projeto de infraestrutura deste país, o que terá impacto na geração de empregos. Ele disse considerar o setor de infraestrutura como essencial para complementar a retomada da economia.
No discurso, Lula ainda citou a intenção de retomar a Farmácia Popular, com garantia de remédios gratuitos para a população de baixa renda.
E abordou também a questão das notícias falsas, pedindo a todos que se empenhem na luta para que as chamadas fake news não disseminem ódio e não prejudiquem a democracia.
Reforçando o que já havia anunciado em pronunciamento, feito nesse domingo (30), o presidente falou sobre a retomada da política de valorização do salário mínimo com ganho real – que será encaminhada ao Congresso Nacional –, a busca por garantia da igualdade de remuneração entre homens e mulheres, o aumento da faixa salarial que fica isenta de pagar Imposto de Renda, além do reajuste do salário mínimo que, a partir desta segunda-feira, chega a R$ 1.320.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília