Hospital de Pernambuco quer se tornar referência no atendimento de autistas
Hospital de Pernambuco quer se tornar referência no atendimento de autistas
Hospital das Clínicas da UFPE trabalha com proposta inovadora, que prevê integração de profissionais de saúde, escolas e famílias para melhorar a inclusão dos pacientes
02-04-19 - ANA PIMENTA - DIA DO AUTISMO - VAL 05-04.mp3
Duração:
Publicado em 02/04/2019 17:37
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco está capacitando profissionais de diversas áreas com o objetivo se tornar uma referência nacional no atendimento a pessoas autistas.
Para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco formou uma equipe especializada com diversos profissionais, incluindo fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, neuropediatra, pediatras e enfermeiros. Em dezembro do ano passado, eles participaram de um treinamento em parceria com a Universidade de Utah, nos Estados Unidos.
A proposta inovadora prevê a capacitação das famílias para ajudar as crianças a realizarem tarefas do dia a dia em casa. As escolas de Pernambuco também terão equipes voltadas para o atendimento de autistas. A ideia é realizar um trabalho entre o hospital das clínicas, as escolas e as famílias, para acelerar o aprendizado e a inclusão dos pacientes na sociedade.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado dia 2 de abril.
Cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de transtorno do espectro do autismo, que pode variar de quadros mais severos, quando o paciente tem limitações mais graves na fala, nos movimentos e nas relações sociais, até transtornos mais difíceis de serem diagnosticados, como a síndrome de Asperger.