Campanha promove ações para preservar áreas úmidas
Campanha promove ações para preservar áreas úmidas
Iniciativa é da Convenção de Ramsar, tratado intergovernamental do qual o Brasil é signatário. Objetivo é engajar pessoas que atuam na restauração dessas áreas.
03-02-23 - É NOTICIA - LADEMIR FILIPPIN - AREAS ÚMIDAS.mp3
Duração: 1'50''
Publicado em 03/02/2023 14:41
Foi lançada nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, Dia Mundial das Áreas Úmidas, a campanha "É hora de restaurar as áreas úmidas”.
A iniciativa é da Convenção de Ramsar, tratado intergovernamental do qual o Brasil é signatário e que estabelece marcos para ações nacionais e para a cooperação entre países com o objetivo de promover a conservação e o uso racional de áreas úmidas no planeta.
O objetivo da campanha, de acordo é engajar pessoas que atuam na restauração dessas áreas, incluindo setor público, financiadores, líderes comunitários, setor produtivo, educadores e cientistas.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as áreas úmidas possuem grande valor ambiental, social e cultural. É o ecossistema onde vivem ou se reproduzem 40% das espécies no mundo, mas perdeu mais de um terço da cobertura nos últimos 50 anos.
A pasta destaca a importância de preservar essas áreas já que o Brasil é reconhecido internacionalmente pela extensão de suas áreas úmidas. O Pantanal é a maior planície inundável do mundo. Os manguezais na costa norte formam a mais extensa faixa contínua deste ecossistema no planeta. Grande porção da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, é área úmida, e os maiores recifes de coral do Atlântico Sul também estão em águas brasileiras.