Ibama cria grupo para elaborar estratégia de proteção do pau-brasil
Ibama cria grupo para elaborar estratégia de proteção do pau-brasil
Espécie de árvore da Mata Atlântica está em risco de extinção.
03-08-22 - E NOTICIA - AMERICA MELO - PROTECAO PAU-BRASIL.mp3
Duração: 01'24"
Publicado em 03/08/2022 07:23
O Ibama , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis , criou um Grupo de Trabalho para o estabelecimento da Estratégia Nacional de Proteção do pau-brasil.
O Grupo vai se dedicar às atividades de revisão normativa, estabelecimento de critérios autorizativos e de fiscalização, avaliação de estoques de madeira, destinação de material apreendido, elaboração de material de campo, dentre outros.
O pau-brasil corre risco de ser extinto.E a iniciativa de formar o Grupo de Trabalho se deu após a análise dos resultados de cinco anos da Operação Dó-Ré-Mi, do trabalho de auditoria do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e do Documento de Origem Florestal (DOF) - que apontaram uma série de fraudes no setor no país.
Os trabalhos da operação autuaram dezenas de empresas e archetiers, além da apreensão de milhares de toretes, varetas e arcos dessa madeira nobre nas empresas, em unidades de conservação e nos aeroportos brasileiros.
Atualmente, a exploração do pau-brasil só pode acontecer por meio de plantio devidamente registrado no Sinaflor perante o órgão ambiental competente, uma vez que o manejo sustentável de espécies madeireiras na Mata Atlântica está vedado
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília