Winity II é a nova operadora de telefonia móvel do país
Winity II é a nova operadora de telefonia móvel do país
Empresa venceu o primeiro lote do Leilão do 5G, e vai operar na faixa de transmissão de 700 MHz
04 -11-21 - É NOTÍCIA NOVA OPERADORA 5G WINITY ANA PIMENTA.mp3
Duração: 1m40s
Publicado em 04/11/2021 18:26
O país agora tem uma nova operadora de telefonia móvel. A empresa Winity II, ligada ao Fundo Pátria de Telecomunicações, venceu o primeiro lote do Leilão do 5G, e vai operar na faixa de transmissão de 700 Megahertz.
O lance foi de 1 bilhão 427 milhões de reais. O valor é 805% maior que o mínimo pedido pelo governo federal no edital do pregão.
A empresa vai operar o serviço por 20 anos. O prazo pode ser prorrogado, de acordo com as necessidades do setor.
A Winity II terá que cumprir algumas contrapartidas para explorar a faixa de 700 Megahertz do 5G no país.
A empresa terá que levar internet a 31 mil quilômetros de rodovias federais, e deve garantir a cobertura 4G em quase 9 mil e setecentas localidades distantes, como vilarejos e povoados.
A abertura do Leilão do 5G ocorreu na manhã desta quinta-feira, na sede da Anatel, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro das Comunicações, Fábio Faria.
As empresas Claro, Vivo e TIM foram as vencedoras para a faixa de transmissão de 3,5 Gigahertz, considerada uma das principais do pregão.
De acordo com o cronograma, até julho de 2022 todas as capitais brasileiras devem ter cobertura de 5G. Até 2028, a tecnologia deve chegar a todas as cidades do país.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Pimenta