Ministros visitam Araraquara (SP) para prestar apoio devido às chuvas

Estiveram na cidade, nesta quinta-feira (5), os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho.

Ministros visitam Araraquara (SP) para prestar apoio devido às chuvas

Estiveram na cidade, nesta quinta-feira (5), os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho.

05-01-23 - É NOTÍCIA -LANA CRISTINA CHUVAS ARARAQUARA.mp3

Duração: 1'41"

Publicado em 05/01/2023 18:16

Os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho, estiveram nesta quinta-feira (5), em Araraquara, São Paulo, para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de dezembro do ano passado e prestar apoio ao município.

Eles estiveram nos três dos pontos mais críticos, acompanhados pelo prefeito Edinho Silva.

Segundo Waldez Góes, apesar de Araraquara ter uma boa infraestrutura, o volume de chuvas foi muito acima do projetado. Em dezembro, foram registrados 515 milímetros de chuva, o dobro da média histórica para o mês.

Ele acrescentou que o governo federal está tomando as providências técnicas e orçamentárias cabíveis para ajudar a cidade.

Já o ministro Jader Filho disse que é importante garantir investimentos para obras de prevenção de desastres naturais para que os municípios estejam preparados para enfrentá-los.

O município de Araraquara deu entrada no processo para a obtenção do reconhecimento federal de situação de emergência por conta de chuvas intensas.

Até esta sexta-feira, dia 6, a Defesa Civil Nacional deverá publicar a portaria com o status, que garante o acesso a recursos financeiros para atender à população atingida.

O prefeito Edinho Silva disse que o município passa pela maior tragédia natural já registrada e agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou a visita dos ministros para avaliar a situação de Araraquara.

As primeiras ocorrências de fortes chuvas na cidade foram registradas no dia 28 de dezembro, uma quarta-feira.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília