Ministra fala sobre restrição do espaço aéreo em Roraima
Ministra fala sobre restrição do espaço aéreo em Roraima
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que, com a restrição e a recuperação da pista de pouso na região de Surucucu, abordagens mais próximas da comunidade ficarão mais viáveis.
05-02-23 - É NOTICIA - LADEMIR FILIPPIN - POVOS INDIGENAS.mp3
Duração: 1'42"
Publicado em 06/02/2023 12:14
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, detalhou, em coletiva de imprensa nesse sábado (4), que a restrição do espaço aéreo em Roraima, a opção clara do Governo Federal pela retirada do garimpo e a recuperação da pista de pouso na região de Surucucu vão tornar viáveis abordagens mais próximas da comunidade.
Segundo Guajajara, é essencial que isso seja feito de forma articulada com outras ações federais, como o estabelecimento de um sistema de comunicação que contemple tanto os profissionais de saúde quanto os próprios povos indígenas.
E, principalmente, com a garantia da retirada dos garimpeiros ilegais. Só assim, reforça, haverá condições de segurança e o início do trabalho de recuperação ambiental, já que muitos rios foram deteriorados, o que implicou a morte de animais e aumento exponencial dos casos de doenças, como a malária.
Outra frente de trabalho essencial, de acordo com a ministra, é estabelecer um plano de reconstrução da capacidade dos indígenas de produzir a própria alimentação. Isso envolve a recuperação dos rios e terrenos degradados e uma parceria para formular um plano de produção de alimentos, que envolve entrega de ferramentas, sementes e insumos.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília