Agricultura de Baixa Emissão de Carbono
Agricultura de Baixa Emissão de Carbono
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, o ministério da Agricultura divulgou um balanço do Plano ABC , Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Em 2010, quando foi lançado o Plano 3 milhões de hectares atendiam aos requisitos de produção agrícola sustentável. Em 2016, segundo dados da Embrapa, a área foi ampliada para 11 milhões e 500 mil hectares ocupados com a integração Lavoura, Pecuária e Floresta e que contribuem com a redução de mais de 35 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.
05-06-18 - E NOTICIA - ROSAMELIA - BALANÇO PLANO ABC.mp3
Duração: 1'57"
Publicado em 05/06/2018 11:53
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, o ministério da Agricultura divulgou um balanço do Plano ABC, Agricultura de Baixa Emissão de Carbono,.
Em 2010, quando foi lançado o Plano 3 milhões de hectares atendiam aos requisitos de produção agrícola sustentável. Em 2016, segundo dados da Embrapa, a área foi ampliada para 11 milhões e 500 mil hectares ocupados com a integração Lavoura, Pecuária e Floresta e que contribuem com a redução de mais de 35 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.
O Plano ABC tem vigência até 2020, quando o país deverá ter reduzido em cerca de 40% a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, na comparação com 2005, segundo compromisso assumido voluntariamente na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 15), realizada em 2009, em Copenhague, Dinamarca.
O Plano ABC oferece linha de crédito ao produtor rural para desenvolver sua atividade com menos impacto ambiental sendo composto por sete programas, seis referentes às tecnologias de mitigação e um com ações de adaptação às mudanças climáticas: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura, Pecuária, Floresta, Sistemas Agroflorestais; Sistema Plantio Direto; Fixação Biológica de Nitrogênio; Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.