PESCADO IRREGULAR
PESCADO IRREGULAR
O Ibama suspendeu a comercialização de pescado em centros de distribuição de redes atacadistas em São Paulo por falta de comprovação da origem de seus produtos. Notificadas nos meses de março, abril e maio, as empresas não apresentaram as notas fiscais de compra com o Registro Geral de Pesca de seus fornecedores. Essa documentação é necessária para comprovar a origem, como determina norma de 30 de maio de 2014, dos ministérios da Pesca e Aquicultura e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento .
05-07-18 - E NOTICIA - ROSAMELIA - PESCA IRREGULAR.mp3
Duração: 1'32"
Publicado em 05/07/2018 07:36
O Ibama suspendeu a comercialização de pescado em centros de distribuição de redes atacadistas em São Paulo por falta de comprovação da origem de seus produtos.
Notificadas nos meses de março, abril e maio, as empresas não apresentaram as notas fiscais de compra com o Registro Geral de Pesca de seus fornecedores. Essa documentação énecessária para comprovar a origem, como determina norma de 30 de maio de 2014, dos ministérios da Pesca e Aquicultura e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento .
A suspensão será mantida até que as empresas realizem os cadastros e apresentem um plano para impedir que carregamentos sem comprovação de origem sejam recebidos por suas unidades distribuidoras.
São empresas que chegam a ter estoque diário de até 30 toneladas. A responsabilidade na escolha de fornecedores é fundamental na cadeia produtiva da pesca.
Foram fiscalizadas 14 empresas com grande volume de comercialização de pescado e 12 comprovaram a origem de seus estoques. Os estabelecimentos que apresentaram irregularidades foram multados em mais de 2 milhões de reais.