Festa da Independência tem megaexposição inédita em Brasília
Festa da Independência tem megaexposição inédita em Brasília
Forças Armadas organizam tendas, estandes de atividades de interação com crianças e adultos e fazem mostra de viaturas, aeronaves e equipamentos militares.
05-09-23 - JOSÉ CARLOS ANDRADE - EXPOSIÇÃO SETE DE SETEMBRO - CTL.mp3
Duração: 2'03"
Publicado em 05/09/2023 15:49
A festa de celebração do 7 de setembro montada, em Brasília, vai além do desfile militar do Dia da Independência.
Nesta terça-feira, em entrevista ao Canal Gov, o presidente Lula lembrou que todo país do mundo tem uma grande festa para celebrar sua independência. O presidente destacou ainda que o 7 de Setembro deste ano tem a intenção de reaproximar a festa do público em geral, da sociedade civil.
No gramado central da Esplanada dos Ministérios, uma exposição aberta ao público vai exibir equipamentos das Forças Armadas e promover atividades de intereção.
Nos toldos da Força Aérea Brasileira, será possível ver as tecnologias usadas no controle do espaço aéreo, satélites e simuladores de voo.
Haverá área destinada ao público infantil com atividades de pintura, desenho e montagem de aeronaves.
A FAB também faz homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.
Entre as aeronaves em exposição, destaques para a réplica do F-39 Gripen, uma aeronave remotamente pilotada e dois helicópteros.
A área destinada para o Exército, terá viaturas blindadas e lançadores de foguetes, por exemplo.
As atividades para o público incluem pistas de corda, parede de escalada, pista com óculos de visão noturna, cenários históricos para visitação e oficina de desminagem. Além de demonstrações de cavalos, cães e motos.
Já a Marinha vai exibir viaturas anfíbias e blindados especiais sobre rodas Piranha. Também integra a exposição uma lancha de inspeção naval blindada e estão previstas atividades com simuladores, como periscópio submarino, passadiço de navio e navegação de paraquedas.
A exposição, que será inaugurada logo após o desfile cívico-militar, na quinta-feira, e estará aberta ao público até o dia 10 de setembro, das 9h às 17h.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília.