Dino pede à PF apuração sobre ingresso de joias sem precedentes legais
Dino pede à PF apuração sobre ingresso de joias sem precedentes legais
Ministro da Justiça Flávio Dino quer investigação sobre a tentativa de entrada dos produtos em território nacional, incluindo pedido de liberação pela Receita Federal.
06-03-23 - É NOTICIA - LANA CRISTINA - JOIAS.mp3
Duração: 1'15"
Publicado em 06/03/2023 20:25
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, encaminhou, nesta segunda-feira (6), ofício à Polícia Federal para que seja apurado o caso de ingresso de joias no território nacional sem os precedentes legais.
De acordo com as autoridades alfandegárias, os bens estariam sendo transportados por um ex-ministro de Estado e um de seus assessores, mas foram apreendidos pela Receita Federal. E, segundo reportagens veiculadas pela imprensa, as joias seriam entregues ao então presidente da República.
Documentos dão conta de que, nos meses subsequentes à abordagem dos funcionários no Aeroporto de Guarulhos, em 2021, houve diversas providências visando à liberação das joias mantidas sob a guarda da Receita Federal.
Se a apuração confirmar essas informações, os fatos podem configurar crimes contra a administração pública.
No ofício enviado à Polícia Federal, o ministro Flávio Dino registra que, se forem comprovadas lesões a serviços e interesses da União, bem como devido à repercussão internacional do itinerário das joias que, em tese, pode ter sido criminoso, se faz necessária a atuação investigativa da corporação – a quem cabe apurar infrações penais contra a ordem política e social.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília