Conab realiza operações para apoiar comercialização da laranja
Conab realiza operações para apoiar comercialização da laranja
Ações serão feitas para garantir ao produtor do Rio Grande do Sul o preço mínimo estabelecido para a cultura do produto.
06-10-22 - E NOTICIA - AMERICA MELO - CONAB.mp3
Duração: 01'35"
Publicado em 06/10/2022 07:07
Nesta quinta-feira (6), a Conab realiza mais duas operações em apoio à comercialização e escoamento da laranja in natura, safra 2022/2023.
As ações serão feitas por meio de leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e do Prêmio para Escoamento de Produto utilizados para garantir ao produtor o preço mínimo estabelecido para a cultura.
O recurso total previsto nestas operações é de R$ 7 milhões pela produção, venda e escoamento da laranja produzida no estado do Rio Grande do Sul, com destino a qualquer região.
De acordo com os editais, o limite de laranja por produtor rural é de, no máximo, 200 mil quilos, por aviso. Para as cooperativas de produtores, o limite será de 200 mil quilos por cooperado ativo que participar da operação.
O Prêmio para Escoamento de Produto é um instrumento da política agrícola no qual as indústrias de processamento podem receber um prêmio após comprovar a compra do produto pelo preço mínimo e o escoamento para os destinos permitidos.
Já no Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural é ofertado ao produtor ou cooperativa que efetue a venda do produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor do Prêmio Equalizador arrematado, além de comprovar o escoamento nas condições previstas.
Da Rede Nacional de rádio em Brasília