SUS envia profissionais de saúde para Território Yanomami
SUS envia profissionais de saúde para Território Yanomami
Treinamento foi realizado no Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima e abordou a importância de se respeitar a cultura dos povos Yanomami.
07-02-23 - É NOTICIA - FILIPPIN - SUS YANOMAMI.mp3
Duração: 1'50"
Publicado em 07/02/2023 08:39
Antes de serem enviados a campo para atender a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no Território Yanomami, os profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) recebem treinamento para lidar com as adversidades na prestação de socorro.
Nesta segunda-feira (6), 33 voluntários receberam orientação sobre características culturais e antropológicas dos povos.
O treinamento foi realizado no Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima e abordou a importância de se respeitar a cultura dos povos Yanomamis. Uma das características fundamentais destes indígenas, por exemplo, é o processo de luto e funerais.
Após a primeira apresentação, o grupo da Força Nacional do SUS também debateu sobre a malária.
A doença tem sido um dos principais desafios enfrentados nas aldeias e , para compreender o real cenário enfrentado, as equipes receberão kits de testes rápidos que serão aplicados em todos os indígenas. Com a coleta, a expectativa é compreender o real cenário de acometidos nas aldeias.
Outro ponto debatido foi o da Vigilância Alimentar e Nutricional. Os profissionais de saúde terão protocolos para definir casos leves, moderados e graves de desnutrição. A medida servirá para subsidiar os dados e orientar a conduta nutricional que deve ser adotada.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília