Vinho do Vale do São Francisco recebe registro de Indicação Geográfica
Vinho do Vale do São Francisco recebe registro de Indicação Geográfica
Área de produção dos vinhos compreende cinco cidades localizadas em dois estados do Nordeste.
07-11-22 -- É NOTÍCIA - AMÉRICA MELO - INDICACAO GEOGRAFICA VINHO.mp3
Duração: 01'39"
Publicado em 07/11/2022 07:51
Conhecido pelos vinhos tropicais, o Vale do São Francisco recebeu o registro de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel espumante.
O registro foi publicado na Revista da Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A área de produção dos vinhos compreende cinco municípios localizados em dois estados do Nordeste: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; e Casa Nova e Curaçá, na Bahia.
Iniciada em 1960, a atual área delimitada do Vale do São Francisco originou-se com a organização da produção agrícola irrigada da região.
A irrigação permitiu que as terras com caatinga, até então consideradas improdutivas, se tornassem áreas verdes ao longo das margens de beira-rio. As videiras cultivadas na região são ligadas diretamente ao Rio São Francisco e desfrutam de uma região com características únicas no mundo.
Para o pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho, esse registro é um evento de interesse mundial pois esta é a primeira região de vinhos tropicais do mundo a reconhecer uma Indicação Geográfica com altos padrões de exigência da produção, assemelhados às indicações geográficas dos países da União Europeia.
Da Rede Nacional De rádio em Brasília