Presidente Bolsonaro visita dois estados do Nordeste

Bolsonaro vai conhecer Empreendimentos que integram o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco e no Ceará.

Presidente Bolsonaro visita dois estados do Nordeste

Bolsonaro vai conhecer Empreendimentos que integram o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco e no Ceará.

08-02-2022_AGENDA PR - VISITA AO NORDESTE.mp3

Duração: 1'57''

Publicado em 08/02/2022 14:34

O presidente Jair Bolsonaro estará nesta terça-feira (8)  em dois estados do Nordeste para conhecer Empreendimentos que integram o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

 

Jair Bolsonaro  vai visitar estruturas  em Pernambuco e no Ceará que possibilitam a chegada das águas do São Francisco em várias Estados da região .

 

Em Pernambuco, o presidente participa de visita à Estação de Bombeamento do Eixo Norte. Essa estrutura é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. A partir dessa estação a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

Bolsonaro participa ainda da cerimônia de acionamento das bombas no Núcleo de Controle Operacional, em Salgueiro, que é responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos  eixos Norte e Leste do Projeto São Francisco.

 

No Ceará, será realizada visita à Barragem de Jati, estrutura que possui 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água. 

 

O acionamento para enchimento da barragem aconteceu em junho de 2020, possibilitando que a água seguisse para outras regiões do estado, entre elas a Região Metropolitana de Fortaleza.

 

 

Durante a visita, será realizada a liberação de água da estrutura até o Cinturão de Águas do Ceará . O empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021, devido a serviços de manutenção e substituição de equipamentos para modernização da estrutura.

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília