ANS divulga queda nos preços dos planos de saúde
ANS divulga queda nos preços dos planos de saúde
O índice estabelecido é negativo em 8,19% e vale para planos individuais e ou familiares. Percentual reflete a queda das despesas assistenciais ocorrida no setor no ano de 2020 em virtude da pandemia de Covid-19.
09-07-2021_ BOLETIM_ REAJUSTE NEGATIVO PLANO DE SAÚDE.mp3
Duração: 1m15s
Publicado em 09/07/2021 09:37
ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, definiu que os planos de saúde individuais ou familiares terão percentual de reajuste negativo no período de maio de 2021 a abril de 2022.
O índice estabelecido é negativo em 8,19% e reflete a queda das despesas assistenciais ocorrida no setor no ano de 2020 em virtude da pandemia de Covid-19.
Na prática, o percentual negativo resulta em redução na mensalidade e as operadoras são obrigadas a aplicar o índice, que não pode ser maior do que o definido pela agência reguladora.
A aprovação do percentual aconteceu em reunião de Diretoria Colegiada nesta quinta (8) e a decisão está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 9.
O índice deve ser aplicado pela operadora a partir da data de aniversário do contrato.
A base anual de incidência é de maio até abril do ano seguinte. Para chegar ao índice, a ANS utilizou metodologia de cálculo que vem sendo aplicada desde 2019, que combina a variação das despesas assistenciais com o IPCA Amplo, Índice de Preços ao Consumidor, desconsiderando o item Plano de Saúde.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília