Senacon notifica três bancos por falhas no PIX

Um dos problemas relatados pelos clientes foi a não conclusão de transações bancárias. As instituições têm 10 dias para prestar esclarecimentos.

Senacon notifica três bancos por falhas no PIX

Um dos problemas relatados pelos clientes foi a não conclusão de transações bancárias. As instituições têm 10 dias para prestar esclarecimentos.

09-08-22 - É NOTÍCIA - ROBERTA LOPES PROBLEMAS PIX.mp3

Duração: 1'34"

Publicado em 09/08/2022 17:48

Os bancos Santander, NuBank e Inter terão que explicar ao Ministério da Justiça supostas falhas no sistema de pagamento do Pix, ocorridas na última sexta-feira, 5 de agosto. Os problemas foram relatados por clientes e pela imprensa. As instituições bancárias foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor, nesta terça-feira (9), e têm até dez dias para prestar os esclarecimentos.

Os problemas no serviço ocorreram nas plataformas de atendimento via aplicativo, que apresentaram indisponibilidade ou demora para a conclusão das operações. Segundo o ministério da Justiça, os relatos sobre o mau funcionamento teriam começado na sexta-feira, quinto dia útil do mês de agosto.

É nessa época que vários trabalhadores dos setores público e privado recebem os salários e fazem a quitação de débitos. Com a falha, transações teriam sido iniciadas, mas não concluídas. Isto é, os valores foram retirados da fonte sem que chegassem à conta de destino.

A Secretarias vai fazer uma análise dos problemas ocorridos para saber o que realmente aconteceu e se as falhas são recorrentes, o que pode causar a futura responsabilização dos bancos por danos. A Senacon também comunicou o Banco Central sobre a abertura da averiguação.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Roberta Lopes.