Marina Silva defende mudança no modelo de desenvolvimento da Amazônia
Marina Silva defende mudança no modelo de desenvolvimento da Amazônia
Em entrevista ao programa "Bom dia, ministra", Marina disse que é preciso encontrar um caminho viável para preservar a floresta e garantir um futuro digno para os povos indígenas e as comunidades locais.
09-08-23 - E NOTICIA - LUCA SEIXAS - MARINA SILVA - AR.mp3
Duração: 1'43"
Publicado em 09/08/2023 18:57
9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas. Ao lembrar a passagem da data, em entrevista ao programa Bom dia, ministra, nesta quarta-feira, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, disse que é preciso preservar a Floresta Amazônica e garantir um futuro digno para a população local.
Ela lembrou que 80% das florestas preservadas no mundo estão sob domínio das comunidades indígenas ou populações tradicionais, e que essa é justamente a parcela da sociedade mais ameaçada pelas mudanças climáticas e crimes ambientais.
Segundo a ministra, o caminho para reverter esse quadro é mudar o modelo de desenvolvimento, por meio da transição energética do País, combatendo as desigualdades e garantindo vida digna para as pessoas que sofrem de insegurança alimentar.
Marina deu, como exemplos de exploração responsável, a bioeconomia e a bioindústria, como forma de gerar emprego e renda, mantendo a floresta de pé.
E destacou ainda que o governo retomou o programa Bolsa Verde, que vai beneficiar famílias que desenvolvem atividades de conservação dos ecossistemas, entre elas, assentamentos florestais, agroextrativistas e territórios ocupados por ribeirinhos, povos indígenas e quilombolas.
A edição do ‘Bom Dia, Ministra’ foi transmitida diretamente de Belém, no Pará, onde acontece a Cúpula da Amazônia. O programa é uma produção da Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a EBC, a Empresa Brasil de Comunicação.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília