Ministério da Saúde reforça importância da vacina contra poliomielite
Ministério da Saúde reforça importância da vacina contra poliomielite
Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade.
10-10-22 - E NOTICIA - LADEMIR FILIPPIN - VACINACAO POLIO.mp3
Duração: 1'35"
Publicado em 10/10/2022 08:40
O Ministério da Saúde reforça a importância de manter a situação vacinal contra a poliomielite atualizada.
Segundo o Ministério, é preciso que as crianças sejam vacinadas conforme preconizado no Calendário Nacional de Vacinação, respeitando os intervalos entre as doses e não perdendo as oportunidades de vacinação.
Existem duas vacinas disponíveis na rotina dos serviços de saúde: a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável; e a vacina oral poliomielite (VOP).
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade.
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal preconizado é composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
O Ministério da Saúde ressalta que, além de proteger contra doenças imunopreveníveis, a atualização da situação vacinal tem outros benefícios, como evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília