Inspeção do Trabalho resgata 111 trabalhadores em Minas Gerais
Inspeção do Trabalho resgata 111 trabalhadores em Minas Gerais
Grupo contratado por consórcio responsável pela construção da linha de transmissão entre Mutum e Governador Valadares está entre resgatados.
11-04-23 E NOTICIA - RENATA MARTINS - RESGATE TRABALHADORES MG.mp3
Duração: 1'33"
Publicado em 11/04/2023 18:28
Nesta terça-feira (11), o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou o resgate, em março, de 110 trabalhadores que prestavam serviço para um consórcio responsável pela construção da linha de transmissão de energia elétrica entre as cidades de Mutum e Governador Valadares, em Minas Gerais.
De acordo com auditores fiscais do trabalho, o grupo era submetido a condição análoga à de escravo, cumpriam jornada exaustiva, alguns, superando 60h semanais de trabalho e sem registro em carteira. Os alojamentos eram galpões improvisados.
A ação contou com a participação do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal. As empresas fiscalizadas foram notificadas a rescindir o contrato dos trabalhadores resgatados, quitar as verbas salariais rescisórias, o valor total ultrapassa os R$ 750 mil.
A fiscalização também vistoriou vários garimpos no estado. No município de Nova Era, foram encontrados 21 trabalhadores sem registro. Um deles trabalhava como vigilante e também estava em condições análogas à escravidão.
Denúncias de trabalho análogo ao de escravo podem ser feitas de forma anônima no site: www.ipe.sit.trabalho.gov.br.