Ciclone extratropical pode provocar ventos de 115 km/h para Região Sul
Ciclone extratropical pode provocar ventos de 115 km/h para Região Sul
Segundo o Inmet, o ciclone começa a se configurar sobre o continente nesta quarta-feira (12), intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul.
11-07-23 - E NOTICIA - LUCIANO SEIXAS - CICLONE EXTRA TROPICAL.mp3
Duração: 2'26"
Publicado em 11/07/2023 21:15
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, atualizou na tarde desta terça-feira (11), o alerta de previsão de formação do ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil. A partir desta quarta-feira (12) o ciclone começa a se configurar sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul. A previsão é de rajadas que podem superar os 80 km/h. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, os ventos devem ser ainda mais intensos, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos.
Na madrugada e na manhã da quinta-feira (13), o ciclone deve se deslocar em direção ao litoral gaúcho e as fortes rajadas de vento irão atingir o sul, a faixa leste e serra do Rio Grande do Sul, além da região serrana, sul e leste de Santa Catarina, podendo superar os 115 km/h em alguns locais.
Ao longo da quinta, o ciclone avança para alto mar. Com isso, os ventos mais intensos devem se concentrar do litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná e, ainda, se intensificar sobre o litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro. Essa situação deve se manter até a sexta-feira.
Entre a noite da quarta-feira (12) e a sexta-feira (14), há previsão de ressaca na faixa litorânea entre a Região Sul e o estado do Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre as condições marítimas devem ser obtidos pelo site da marinha em: marinha.mil.br.
Quanto aos volumes de chuva, o Inmet indica a possibilidade de acumulados diários, acima dos 100 milímetros em partes do Rio Grande do Sul (incluindo Porto Alegre e região metropolitana) ao longo da quarta-feira. Já em partes de Santa Catarina, os volumes podem ficar em torno dos 100 mm.
Além das fortes chuvas e rajadas de vento, o ciclone extratropical vai trazer uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo País ao longo da quinta-feira, baixando as temperaturas em vários estados. O frio vai atingir não só o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, ao sul da região amazônica.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília,