Anvisa divulga ocorrência do terceiro surto do fungo Candida auris
Anvisa divulga ocorrência do terceiro surto do fungo Candida auris
O microorganismo é de interesse para a saúde pública pois é altamente resistente aos antifúgicos existentes e tem grande potencial de causar surtos em ambientes hospitalares. O caso foi confirmado em um hospital de Recife.
12-01-21 - É-NOTÍCIA - CANDIDA-AURIS - CASO-CONFIRMADO.mp3
Duração: 1m08s
Publicado em 12/01/2022 15:25
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou nesta quarta-feira, que foi confirmada a ocorrência do terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil.
O caso ocorreu em um hospital da rede pública de Recife e a identificação foi feita pelo Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz, da Bahia. Outro caso suspeito está em investigação laboratorial.
O Candida auris é um fungo altamente resistente às três classes de medicamentos antifúngicos existentes e tem grande potencial de causar surtos em ambientes hospitalares.
Diante do risco à saúde global, a Anvisa acionou uma força-tarefa nacional e está promovendo ações de vigilância, monitoramento, prevenção e controle.
A agência orientou os laboratórios de microbiologia a intensificarem a vigilância para a identificação do fungo Candida auris, conforme o que estabelece a Nota Técnica número 11 de 2020. Em dezembro daquele ano, o Brasil registrou o primeiro caso de Candida auris.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília, Lana Cristina