Covid-19: vacina com IFA nacional começa a ser aplicada em fevereiro
Covid-19: vacina com IFA nacional começa a ser aplicada em fevereiro
A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Segundo o ministério, a Fiocruz tem insumo suficiente para produzir mais de 20 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 totalmente brasileira.
12-01-22 - É-NOTÍCIA - VACINAS-COM-IFA-NACIONAL.mp3
Duração: 1m16s
Publicado em 12/01/2022 19:56
A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, tem Ingrediente Farmacêutico Ativo nacional suficiente para produzir mais de 20 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 totalmente brasileira.
E, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, as primeiras doses da vacina produzida no país serão colocadas à disposição da Campanha Nacional de Vacinação na primeira semana de fevereiro.
O registro do insumo foi aprovado pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na última sexta-feira, dia 7.
Até o momento, a Fiocruz produziu 120 milhões de doses de vacina Astrazeneca com IFA importado.
Segundo Rodrigo Cruz, a capacidade de produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo pelo Brasil é um passo para a autossuficiência de vacinas contra a Covid-19 e para, no futuro, ser um fornecedor do insumo para toda a América Latina.
A produção do IFA no Brasil foi possível depois que a Fiocruz e a Astrazeneca assinaram contrato para transferência de tecnologia. Para aprovar o insumo, foram feitos estudos de comparação para avaliar se a vacina teria o mesmo desempenho que a desenvolvida no exterior.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília