Chegam ao Brasil 17 brasileiros repatriados da Turquia

Eles foram transportados pela mesma aeronave que levou ajuda humanitária a regiões da Turquia e da Síria atingidas por fortes abalos sísmicos na última segunda.

Chegam ao Brasil 17 brasileiros repatriados da Turquia

Eles foram transportados pela mesma aeronave que levou ajuda humanitária a regiões da Turquia e da Síria atingidas por fortes abalos sísmicos na última segunda.

12-02-23 - É NOTÍCIA - LANA CRISTINA - BRASILEIROS REPATRIADOS TURQUIA.mp3

Duração: 2'04"

Publicado em 12/02/2023 19:24

Uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira pousou, na madrugada deste domingo (12), na base aérea do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, com 17 cidadãos brasileiros repatriados da Turquia.

Eles haviam procurado apoio da embaixada do Brasil em Ancara, a capital do país, devido ao terremoto que atingiu várias cidades, na última segunda-feira, dia 6.

E receberam ajuda para o deslocamento da cidade de Adana até Ancara e também para os trâmites migratórios. No Rio de Janeiro, os passageiros, 13 adultos e 4 crianças, foram recepcionados por funcionários do Itamaraty.

A aeronave que trouxe os brasileiros repatriados foi a mesma que levou até a Turqia a missão multidisciplinar humanitária organizada pelo Governo Federal, com a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a participação de outros ministérios e de órgãos federais que integram o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional.

Foram transportadas equipes de resgate e salvamento, kits de medicamentos e 6 toneladas de equipamentos emergenciais para ajudar nos trabalhos de localização das vítimas.

A operação de assistência humanitária e resgate tem 42 pessoas, sendo 34 especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de pessoal médico e de defesa civil, e ainda 4 quatro cães farejadores.

O terremoto atingiu também regiões da Síria, fazendo milhares de mortos, deixou pessoas feridas e provocou prejuízos materiais incalculáveis.

No mesmo dia em que foram registrados os primeiros abalos sísmicos, o governo brasileiro manifestou solidariedade e condolências aos povos da Turquia e da Síria e às famílias das vítimas.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília