Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados serão incinerados
Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados serão incinerados
Produto foi apreendido em uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Polícia Rodoviária Federal no estado de Mato Grosso.
12-08-22 -- E NOTICIA -- AMERICA MELO - AGROTOXICOS.mp3
Duração: 01'17"
Publicado em 12/08/2022 16:38
Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados apreendidos em uma força-tarefa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Polícia Rodoviária Federal no estado de Mato Grosso foram encaminhados para incineração.
O processo de inutilização do produto é realizado por empresas que colaboram com o recolhimento do agrotóxico para realizar a incineração em câmaras especiais, com temperaturas superiores a 800º graus que controlam emissões atmosféricas e evitam contaminação do ar, dos solos e de mananciais.
A ação determinada pela fiscalização federal visa retirar de circulação produtos falsificados, agrotóxicos contrabandeados ou adulterados.
Segundo o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , os agrotóxicos ilegais, sem registro constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas; risco à saúde e ao meio ambiente .
Da Rede Nacional de rádio em Brasília