SUS incorpora nova forma de apresentação de remédio contra asma
SUS incorpora nova forma de apresentação de remédio contra asma
O omalizumabe, usado para o tratamento de asma alérgica grave não controlada depois de uso de corticoide inalatório, virá agora em solução injetável em seringa preenchida.
12-11-22 - É NOTÍCIA - LANA CRISTINA - MEDICAMENTO ASMA SUS.mp3
Duração: 1'35"
Publicado em 12/11/2022 14:04
O Ministério da Saúde incluiu no SUS, o Sistema Único de Saúde, uma nova apresentação do medicamento omalizumabe, usado para o tratamento de asma alérgica grave não controlada, depois de uso de corticoide inalatório.
O laboratório fabricante do omalizumabe apresentou o pedido para análise da nova forma de apresentação, em solução injetável em seringa preenchida, à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde, alegando que a produção do medicamento na forma atual, em pó liofilizado para solução injetável de 150mg, seria descontinuada a partir de setembro deste ano.
A Conitec, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, vendo a necessidade de atualizar os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas relativos à asma, aprovou a incorporação do omalizumabe em solução injetável em seringa preenchida. Antes, submeteu o tema a consulta pública em agosto.
A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, como traqueia e brônquios. Essas regiões ficam mais sensíveis a diferentes estímulos, levando ao bloqueio do fluxo de ar de forma recorrente.
De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 235 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo.