Repatriados de Gaza devem chegar ao Brasil nesta segunda (13)
Repatriados de Gaza devem chegar ao Brasil nesta segunda (13)
Grupo com 32 pessoas atravessou a fronteira para o Egito, neste domingo, após intensa articulação da diplomacia nacional e envolvimento direto do próprio presidente Lula. Confira os detalhes da viagem.
12-11-23 - É NOTICIA - LUCIANO SEIXAS - CHEGADA BRASILEIROS REPATRIADOS.mp3
Duração: 1'33"
Publicado em 12/11/2023 17:52
O grupo resgatado da zona de guerra na Faixa de Gaza pelo governo brasileiro deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira (13).
No total, 32 pessoas cruzaram a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo. São 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros.
O grupo, que tem 17 crianças, aguardou mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil.
A travessia ocorreu após intensa articulação da diplomacia nacional e envolvimento direto do próprio presidente Lula.
O retorno ao Brasil será no avião da Presidência da República, cedido para operação.
Com o grupo a bordo, a aeronave deve decolar da capital egípcia Cairo, por volta de meio-dia (horário local); 7 da manhã pelo horário de Brasília.
O voo terá paradas técnicas em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife.
A chegada à Base Aérea de Brasília está prevista para às 23h30 desta segunda.
Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de dezenas de animais domésticos.
Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.
O Governo Federal fará uma operação de acolhimento na chegada do grupo ao país. Os repatriados terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília.