Governo Federal realiza mais de 40 ações contra seca e incêndios no AM
Governo Federal realiza mais de 40 ações contra seca e incêndios no AM
Reforço nas equipes de combate a incêndio, ações para recuperar navegabilidade de rios, medidas de assistência social e antecipação de benefícios estão entre medidas em curso.
13-10-23 - É NOTÍCIA -LUCIANO SEIXAS - AÇÕES AMAZONIA.mp3
Duração: 1'46"
Publicado em 13/10/2023 19:44
O Governo Federal tem atuado para ajudar a mitigar os efeitos das queimadas e da seca no Amazonas. São mais de 40 ações, nas áreas ambientais, de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, segurança pública, assistência social e infraestrutura.
Cinquenta e oito dos 62 municípios amazonenses já declararam emergência em função da intensa estiagem na região.
Nesta sexta-feira, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, atualizaram as ações federais.
Helicópteros e mais de 3.500 brigadistas foram encaminhados para locais com mais focos de incêndio.
O Ibama intensificou a fiscalização para responsabilizar os causadores das queimadas.
Para atender a população afetada, o recursos federais vão ser destinados às prefeituras para garantir o abastecimento de comida, água e combustível.
Os pagamentos do Bolsa Família e do BPC, Benefício de Prestação Continuada, estão sendo antecipados para moradores de municípios em situação de calamidade pública reconhecida.
Além disso, serão repassados R$ 850 reais a pequenos agricultores, extrativistas e pescadores com renda de até 1,5 salário mínimo que tiveram perda da produção por causa da estiagem.
Cerca de R$ 140 milhões de reais serão investidos na dragagem do Madeira e do Solimões, para recuperar a capacidade de navegação desses rios.
A seca culminou com o desligamento da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. O Ministério de Minas e Energia está garantindo o funcionamento de usinas termoelétricas e abastecimento de combustíveis, para que o suprimento de energia elétrica na região não seja prejudicado.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília.