Ministério da Saúde amplia ações de cuidado com saúde mental
Ministério da Saúde amplia ações de cuidado com saúde mental
Entre as iniciativas estão a Linha Vida, que vai atender 24 horas, 7 dias da semana; teleconsultas de psiquiatria e psicoterapia; e Linhas de Cuidado para pacientes com ansiedade e depressão.
14-06-22 - E NOTICIA - AMERICA MELO - SAUDE MENTAL.mp3
Duração: 01'49"
Publicado em 14/06/2022 16:16
O Ministério da Saúde lançou nessa segunda-feira (13) iniciativas e estratégias para ampliar as ações e cuidar da saúde mental dos brasileiros pelo Sistema Único de Saúde .
A ação tem como lema "Falar é o primeiro passo para salvar vidas”.
Entre as iniciativas que fazem parte da ação estão a Linha Vida (196), teleconsultas para o enfrentamento dos impactos causados pela pandemia da Covid-19 e as Linhas de Cuidado para organizar o atendimento de pacientes com ansiedade e depressão.
Ao todo, o Governo Federal investe mais de R$ 45 milhões.
A Linha Vida, que atenderá pelo número 196, acolherá pessoas e fará o direcionamento, buscando a prevenção do suicídio e da automutilação.
O projeto-piloto começará pelo Distrito Federal, por um sistema de atendimento multicanal.
O serviço vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já o Projeto Teleconsulta (telepsiquiatria e teleterapia) irá apoiar as pessoas que estão lidando com os impactos na saúde mental causados pela pandemia da Covid-19.
Feito em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina , o objetivo é ampliar a assistência de pessoas com transtorno mental leve, por meio de recursos de telemedicina. Serão disponibilizados, mensalmente, de forma online, 12 mil teleconsultas de psicólogos e 6 mil teleconsultas de psiquiatras.
Os serviços serão agendados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.
Da Rede Nacional de Rádio em
Brasilia