Combate ao aedes aegypti dispõe de quase 2 bilhões de reais
Combate ao aedes aegypti dispõe de quase 2 bilhões de reais
Além disso, desde novembro de 2015, foram destinados 465 milhões de reais para pesquisas e desenvolvimento de vacinas
14-11-18 - ROSAMELIA - ACOES COMBATE AEDES- VAL 28-11 VALE ESTA.mp3
Duração: 1m59s
Publicado em 14/11/2018 14:00
Durante todo o ano, o Ministério da Saúde realiza ações permanentes de vigilância, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, com apoio da Sala Nacional de Coordenação e Controle e das Salas Estaduais.
São realizadas mensalmente videoconferências com as 27 salas estaduais e, durante o período epidêmico, as reuniões acontecem quinzenalmente.
O Ministério da Saúde também oferece, continuamente, aos estados e municípios apoio técnico e fornecimento de insumos, como larvicidas para o combate ao vetor, além de veículos para realizar os fumacês, e testes diagnósticos, sempre que solicitado pelos gestores locais
Os recursos para as ações de Vigilância em Saúde, incluindo o combate ao Aedes aegypti, cresceram nos últimos anos, passando de mais de 924 milhões de reais, em 2010, para 1 bilhão 930 milhões de reais em 2017.
Este recurso é destinado à vigilância das doenças transmissíveis, entre elas dengue, zika e chikungunya e é repassado mensalmente a estados e municípios.
Além disso, desde novembro de 2015, foram destinados cerca de 465 milhões de reais para pesquisas e desenvolvimento de vacinas e novas tecnologias.
Neste ano, o orçamento destinado para as ações de vigilância em saúde é de 1 bilhão e 900 milhões de reais.