CBF inclui punição a clubes por atos racistas em jogos de futebol
CBF inclui punição a clubes por atos racistas em jogos de futebol
Nesta quarta-feira, a ministra do Esporte, Ana Moser, comentou a decisão. O regulamento da CBF já poderá ser aplicado na Copa do Brasil. A competição tem início no próximo dia 22.
15-02-23 - É NOTÍCIA - RENATA MARTINS - RACISMO FUTEBOL - PM.mp3
Duração: 1'42"
Publicado em 15/02/2023 19:01
A ministra do Esporte, Ana Moser, comentou nesta quarta-feira (15) a decisão da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, de incluir em seu regulamento de competições a possibilidade de punição dos clubes em casos de racismo.
O regulamento já poderá ser aplicado na Copa do Brasil. A competição tem início no próximo dia 22.
Para ministra, combater o racismo e todas as formas de preconceito é um dever de todos. Além de parabenizar a iniciativa da CBF, Ana Moser disse esperar que a medida tenha repercussão nas modalidades e categorias esportivas.
No novo regulamento, os times podem ser punidos por infração de cunho discriminatório praticada por dirigentes, funcionários, atletas, técnicos, membros de Comissão Técnica, torcedores e equipes de arbitragem em competições coordenadas pela entidade.
A CBF enviará os casos ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que julgará sobre a aplicação de multa, perda de mando de jogo, ou pontos ao clube infrator. Além das sanções esportivas, a súmula da partida será encaminhada ao Ministério Público e à Polícia Civil para que o processo ultrapasse a esfera esportiva.
Sancionada este ano pelo presidente Lula, a lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo prevê um aumento da pena para os delitos praticados em eventos esportivos e culturais no país.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Renata Martins