Fiocruz vai colaborar com a OPAS no fortalecimento dos bancos de leite humano de todo o mundo
Fiocruz vai colaborar com a OPAS no fortalecimento dos bancos de leite humano de todo o mundo
Banco de Leite Humano da fundação é referência no Brasil.
15-04-21 - É NOTICIA - FIOCRUZ BANCO DE LEITE.mp3
Duração: 1m44s
Publicado em 15/04/2021 09:29
O Banco de Leite do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, será um centro colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde, no fortalecimento dos bancos de leite humano de todo o mundo.
O instituto da Fiocruz passará a atuar com todos os países colaboradores para promover a atenção neonatal e a segurança alimentar e nutricional dos recém-nascidos e dos lactentes.
A nova atividade será desempenhada por um período de quatro anos, até março de 2025.
O Banco de Leite Humano da Fiocruz é referência da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que, segundo a fundação, é considerada pela OMS a maior e mais complexa do mundo.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi estabelecida em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, além de coletar e distribuir leite humano.
A ação também busca contribuir para redução da mortalidade infantil.
Segundo a Fiocruz, a rede possui 224 Bancos de Leite Humano e 214 postos de coleta, além de distribuir, todos os anos, cerca de 160 mil litros de leite humano a recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais no país.
O programa é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília