Alexandre Silveira diz que suprimento de energia está garantido
Alexandre Silveira diz que suprimento de energia está garantido
Declaração foi dada pelo ministro de Minas e Energia, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, após incidente que fez estados de todas as regiões, ficarem sem energia elétrica, total ou parcialmente.
15-08-23 - E NOTICIA - LANA CRISTINA - QUEDA DE ENERGIA - MINISTRO MME.mp3
Duração: 1'39"
Publicado em 15/08/2023 20:55
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (15) que, após uma queda no fornecimento de energia que atingiu todas as regiões do país, o sistema foi 100% restabelecido pouco antes das 3 da tarde.
Silveira destacou que o incidente é diferente do que ocorreu dois anos atrás, quando houve um colapso do setor energético brasileiro, fazendo com que o país tivesse que contratar energia de forma emergencial.
Em entrevista coletiva concedida, Alexandre Silveira classificou a queda de energia desta terça como pontual e extraordinária.
O ministro garantiu, ainda, que o Sistema Integrado Nacional de energia do Brasil é seguro e que a população terá o suprimento garantido.
O incidente ocorreu às 8h30 da manhã, com interrupção de 18,9 mil megawatts, sendo 16 mil de corte de carga total no Norte e Nordeste e o restante de corte de carga controlado em estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O desligamento foi parcial nessas últimas regiões.
Assim que informado da interrupção, o Ministério de Minas e Energia criou uma sala de situação composta por sua equipe técnica e representantes do Operador Nacional do Sistema, da Agência Nacional de Energia Elétrica e das empresas vinculadas.
A Aneel e o ONS vão apurar as causas da interrupção do fornecimento de energia, que devem ser concluídas em até 48 horas.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília