Municípios têm até 15 de fevereiro para se cadastrar no novo Programa Saúde na Escola
Municípios têm até 15 de fevereiro para se cadastrar no novo Programa Saúde na Escola
Segundo o ministério da Saúde, 60% das cidades ainda não se cadastraram
16-01-19 - ROSAMELIA - SAÚDE NA ESCOLA - VAL 20-01.mp3
Duração: 2m14s
Publicado em 16/01/2019 07:22
Mais de 60% dos municípios brasileiros ainda não se cadastraram para participar do novo ciclo do Programa Saúde na Escola . Até a última semana, os gestores de saúde e educação de 2.978 cidades ainda não haviam apontado quais escolas públicas deverão participar deste novo momento do programa.
Outros 678 iniciaram o processo, mas não concluíram. Eles têm até o dia 15 de fevereiro para finalizar a inscrição. Ao todo 1.915 municípios já aderiram ao programa Saúde na Escola.
Desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação , o programa prevê recursos financeiros para os municípios realizarem ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente escolar.
Com o credenciamento, essas unidades deverão desenvolver doze ações envolvendo temas como incentivo à atividade física, combate ao aedes aegypti, prevenção de violências e acidentes, verificação e atualização da situação vacinal dos alunos.
Mais de 90% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa que envolve mais de 20 milhões de estudantes de 85.706 escolas e mais de 36 mil equipes da atenção básica do SUS Sistema único de Saúde.
O programa tem um investimento anual de R$ 89 milhões. Este ciclo de adesão será de dois anos, com liberação dos recursos a cada 12 meses.
O valor é 2,5 vezes maior que o executado nos anos anteriores, e passou a ser pago em parcela única, facilitando a realização das ações e o cumprimento das metas propostas na adesão ao Programa Saúde na Escola.
Da Rede Nacional de rádio em Brasília, RA