PF desarticula esquema de venda de eletrônicos no mercado paralelo
PF desarticula esquema de venda de eletrônicos no mercado paralelo
Grupo geria altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas de fachada. Em um ano e meio, os criminosos movimentaram mais de R$ 120 milhões.
16-08-23 - E NOTICIA - ROBERTA LOPES - POLÍCIA FEDERAL ELETRÔNICOS.mp3
Duração: 1'30"
Publicado em 16/08/2023 17:01
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quarta-feira (16) a Operação "Sign Off" para desarticular uma organização criminosa responsável por um esquema financeiro de pagamento de produtos importados que eram vendidos no mercado paralelo de eletrônicos.
Foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em cidades de Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Também foi determinado pela Justiça, a suspensão de atividades econômicas das empresas intermediadoras dos recursos, sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancárias.
Durante as investigações, a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, identificou que o grupo movimentava altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas de fachada. As empresas eram registradas em nome de pessoas, que funcionavam como laranjas, para encobrir a origem do dinheiro enviado ao exterior para o pagamento de eletrônicos. De acordo com a PF, em um ano e meio, o esquema teria movimentado mais de R$120 milhões.
Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As penas para esses crimes, se somadas, passam de 20 anos de prisão.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília,