IBGE conclui teste de campo para o Censo 2022
IBGE conclui teste de campo para o Censo 2022
A ilha de Paquetá , no Rio de Janeiro, foi escolhida pela proximidade com a sede do instituto por reduzir os custos e recursos operacionais.
16-10-21 IBGE TESTE CENSO PAQUETÁ .mp3
Duração: 4m15s
Publicado em 16/10/2021 20:31
O IBGE encerrou neste sábado (16) as atividades do primeiro teste de campo para o Censo 2022, realizado na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Foram apresentados dados preliminares da operação desenvolvida desde setembro, como o número de domicílios, o total da população por sexo e a pirâmide etária da localidade. Paquetá foi escolhida, porque mais de 85% de seus moradores já estavam imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19.
Em cerca de 2% dos domicílios particulares permanentes de Paquetá não foi possível realizar a entrevista com os moradores, seja por dificuldades em encontrá-los (0,8%) ou por recusas (1,2%).
Dos 2.776 endereços visitados ao longo do teste, 56% eram domicílios particulares permanentes ocupados, 24% de uso ocasional, 14% vagos e 6% de estabelecimentos. A média de moradores por domicílio foi de 2,37.
Também foram coletadas informações sobre o rendimento médio dos responsáveis pelos domicílios no valor de R$ 3.613,47 , o percentual de domicílios com acesso à rede geral de distribuição de água é 93,5% e o percentual de domicílios situados em ruas arborizadas chega a 72,8%.
Também foi possível saber a densidade demográfica da Ilha são 2.970 habitantes por quilômetro quadrado, a população com 60 anos ou mais é de 1.140 pessoas, ou 31,6% do total, e o número de potenciais eleitores, isto é, daqueles que têm 16 anos ou mais de idade chega a 3.085 habitantes.
Distante uma hora de navegação do Centro do Rio, com pouco mais de 1,2 km² e cerca de 40 ruas, a Ilha de Paquetá – oficialmente um bairro do Rio de Janeiro. Essa proximidade com a sede do IBGE também pesou a favor, por reduzir custos e recursos operacionais para o teste do Censo 2022.
O teste começou no dia 1º de setembro, com a Pesquisa Urbanística do Entorno. O recenseamento de casa em casa foi realizado entre 6 e 24 de setembro, mobilizando diretamente 16 técnicos do Instituto, 12 deles atuando como recenseadores. Em seguida veio a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avaliou a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário.
A operação em Paquetá colocou à prova, em campo, os sistemas e equipamentos que serão utilizados no Censo do ano que vem, como os Dispositivos Móveis de Coleta, semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos. A operação também serviu para avaliar o modelo de testes para uso nas demais 26 unidades estaduais do IBGE, em novembro.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília
![]() |