Ministério da Defesa permanece prestando apoio ininterrupto a cidade de Manausno enfrentamento da covid 19
Ministério da Defesa permanece prestando apoio ininterrupto a cidade de Manausno enfrentamento da covid 19
Os militares prestam o apoio logístico para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no sistema de saúde do estado
18-01-2021_BOLETIM_COVID AMAZONAS .mp3
Duração: 1m47s
Publicado em 18/01/2021 07:28
Em coordenação com o Ministério da Saúde e com o Governo do Amazonas, o Ministério da Defesa, permanece prestando apoio ininterrupto a cidade de Manaus.
Os militares prestam o apoio logístico para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no sistema de saúde do estado .
As tropas atuam no transporte de cilindros de oxigênio, respiradores e material para montagem de hospital de campanha e de uma usina de oxigênio. E, ainda, garantem a remoção de pacientes de Manaus para outros estados.
Aeronaves C-130 Hércules chegaram a Manaus trazendo oxigênio, por meio da ponte aérea estabelecida a partir de São Paulo. Foram dois aviões que transportaram 13 tanques de oxigênio que, juntos, somam 6 mil metros cúbicos.
A Força Aérea Brasileira foi acionada para transportar duas unidades geradoras de oxigênio, uma de Guarulhos, São Paulo, para Parintins , no Amazonas outra de Viracopos , São Paulo, para Manaus.
As usinas são equipamentos alimentados com energia elétrica e possuem tecnologia para processar o ar atmosférico e liberar oxigênio medicinal.
Foram entregues também 40 respiradores INSPIRE, equipamento de baixo custo desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e a Universidade de São Paulo.
O equipamento foi planejado, projetado e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, durante quatro meses, para atender preferencialmente os casos de Covid-19 e realizar atendimentos em situações adversas e lugares isolados.